Simpósio terá debate com historiadores sobre a influência dos jesuítas no Piauí e no Brasil

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira
[caption id="attachment_30294" align="aligncenter" width="700"]Raian Castelo Braco e a sua obra ganhadora do 1º lugar  no Concurso Cultural em Comemoração ao Bicentenário da Restauração, A exposição poderá ser visitada durante o Simpósio Raian Castelo Braco e a sua obra ganhadora do 1º lugar no Concurso Cultural em Comemoração ao Bicentenário da Restauração, A exposição poderá ser visitada durante o Simpósio[/caption]

Com a aproximação do Simpósio em Comemoração ao Bicentenário de Restauração da Companhia de Jesus, nos dias 19 e 20 de setembro (próximos sexta e sábado), as equipes responsáveis pelos vários aspectos do evento entram na etapa de finalização dos preparativos.

“Participar desse Simpósio é uma forma de mergulhar não somente na história da Companhia de Jesus, mas também é um mergulho na História do Piauí e do Brasil, sob a ótica dos jesuítas e dos historiadores que se debruçam sobre essa questão e colocarão, durante o evento, suas observações e posicionamentos acerca dos fatos”, disse a professora Patrícia Prado, coordenadora do Departamento de História do Diocesano e organizadora do Simpósio.

O Simpósio torna-se, assim, um momento de contribuição para vários públicos, já que os jesuítas tiveram uma participação fundamental na construção do país em diversas áreas, como Religião, Economia, Literatura, Arte, Política e Educação.

Para participar do Simpósio, professores, pais de alunos, alunos do ensino médio, funcionários e demais interessados, podem se inscrever no link Inscrições para o Simpósio, que se estenderão até o próximo dia 18 de setembro (quinta-feria). Os participantes receberão certificado, expedido pela Rede Jesuíta de Educação, as inscrições são gratuitas.

Programação: 19 de setembro (19:30)
  • Abertura da Exposição Fotográfica
  • Palestras:
A Missão Jesuíta no Brasil - Padre Geraldo Coelho, s.j A Missão Jesuíta no Piauí - Profº Fonseca Neto
  • Debate sobre o tema entre padre Geraldo e profº Fonseca neto
  • Apresentações culturais
  20    de setembro (10:30)
  • Mesa Redonda: Tema – A missão jesuíta
    • Abertura: Profº Ismar Tavares – Os três momentos da missão jesuíta
    • Palestra: Padre Geraldo Coelho, s.j.
    • Debatedores: professor Fonseca Neto (UFPI); padre Marcelo Costa, s.j e Ir.Raimundo Barros (Diretor Geral do Diocesano)
    • Apresentações culturais
  Matéria relacionada: