D&D inaugura espaço cultural e de vivência Casa das Associações Estudante Firmino Filho

20/12/2021 15:01:00 - Atualizada em 14/01/2022 13:04:05 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

O Colégio Diocesano Infantil & Diocesano São Francisco de Sales – D&D inaugurou na última quarta-feira (15/12) a Casa das Associações Estudante Firmino Filho. A casa, localizada na Rua Olavo Bilac ao lado do Colégio Diocesano, no Centro de Teresina, funcionará como um centro cultural e de convivência para toda a comunidade teresinense, e o evento de inauguração contou com a participação de convidados parceiros e da família do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, que estudou no colégio.

Na casa, diversas organizações terão espaços próprios para desenvolver suas atividades e ficarem mais próximas da população em geral. “ A Casa das Associações se localiza dentro de uma das dimensões do nosso projeto educativo comum, que é voltado para a comunidade local. Vamos para além dos muros do colégio entregando uma casa onde associações culturais, religiosas, educacionais e de juventude, acabam se encontrando em um ambiente em que podem confraternizar e criar novas ideias”, explica o diretor-geral do D&D, Ir. Marcos Epifânio Barbosa, SJ.

Mônica Mendes, também ex-aluna do colégio e que representa o núcleo de ex-alunos e o Memorial Diocesano, ambos na casa, destaca também o cuidado com o patrimônio histórico, já que a casa é um imóvel da década de 50 que foi revitalizada para esse propósito, resguardando suas características arquitetônicas. “Só a revitalização da casa já é um primeiro ganho, que serve de modelo para que os proprietários de cada um desses imóveis antigos trabalhem também a revitalização”, diz ela.

Família do ex-prefeito Firmino Filho participou do evento

A casa possui espaços diferentes onde cada parceiro desenvolverá suas atividades. O NEX – Núcleo dos Ex-Alunos do Diocesano, estará em uma sala onde egressos do colégio ofertarão serviços gratuitamente para a comunidade, de acordo com suas formações. O Magis, grupo jesuíta que trabalha com a juventude inaciana, também estará presente. Outro ambiente será o espaço memória do D&D, com exposições sobre a história do Colégio Diocesano Infantil e Diocesano São Francisco de Sales.

A escola também implantará um pomar pedagógico, para realizar atividades com os alunos, ao lado de um jardim que será cultivado para momentos de descanso e oração. Os colaboradores do colégio terão acesso ao espaço Co-Study, onde poderão estudar e desenvolver seus projetos pessoais. A casa também contará com uma academia ao ar livre e o espaço destinado a Sociedade Literária de Teresina – SOL.

“A gente vê esse espaço como um grande avanço e uma demonstração do corpo apostólico das obras jesuítas em Teresina. É uma grande possibilidade de um trabalho integrado entre as demais instituições e qualificar cada vez mais o nosso centro com isso. Temos muito a ganhar”, afirma Patrício Guilherme, coordenador do Centro Social Padre Arrupe.

O evento de inauguração, além dos momentos de falas dos convidados, contou com diversas apresentações culturais, como coral do Centro Social Padre Arrupe; apresentação de flautas dos alunos do D&D; apresentação teatral com os colaboradores D&D; além de uma apresentação musical do grupo MAGIS e violeiros trazidos pela Sociedade Literária de Teresina – SOL.

“Esse espaço vai nos permitir continuar apoiando a juventude das paróquias e das escolas de maneira integrativa. Esse espaço será um ponto importante de articulação e apoio para as iniciativas visando dialogar e acolher a juventude, ajudando-os a construir o seu projeto de vida, marcados pela esperança para construção de um futuro melhor”, conta Márcia Ferreira, representante do MAGIS Teresina.

“A sociedade literária tem por base revelar novos autores, fazer oficinas e rodas literárias, colocando os escritores em contato com o público, e nós temos muito orgulho de nos juntar à família Diocesano como um difusor cultural”, conclui Pádua Carvalho, representante da SOL.