Alunos do Diocesano representarão o Piauí em fase nacional de Olimpíada de Geografia

04/10/2021 11:29:00 - Atualizada em 06/10/2021 15:27:52 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

O Colégio Diocesano São Francisco de Sales teve um ótimo desempenho na fase estadual da Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OGB), que avalia os conhecimentos dos estudantes em conhecimentos de geografia e ciências da terra. A escola obteve cinco medalhas de ouro, quase metade das 11 conquistadas por instituições de todo o Piauí, além de mais uma de bronze. A equipe Bertha Becker, uma das medalhistas de ouro da instituição, representará o estado na fase nacional da Olimpíada, que acontece durante o mês de outubro.

A GeoBrasil é disputada por equipes de três estudantes e é dividida em três fases estaduais e uma fase nacional, na qual duas equipes de cada estado, sendo ao menos uma originária de escola pública, representarão a sua unidade da federação. No Piauí, 105 equipes foram inscritas e 53 foram medalhistas, sendo o Colégio Diocesano São Francisco de Sales a instituição que mais obteve medalhas de ouro.

Para o professor Francisco José, coordenador do departamento de geografia do colégio, este resultado mostra “a excelência acadêmica dos nossos alunos. Mostra também que a nossa metodologia está dando certo, porque o nível das avaliações era muito alto. A metodologia que a gente usa em sala de aula é o que a olimpíada pede, que é juntar a parte física, a parte humana e a parte econômica da geografia, observando esses alunos e os estimulando. Nós sabemos que existem até faculdades que tem vestibulares exclusivos para quem participa dessas olimpíadas, por isso procuramos estimular”.

Mariana Chiara, Ivnna Lopes e Camille do Carmo formam a equipe Bertha Becker, que será a representante da escola na fase nacional. Para Camille “as provas são bem difíceis, é um conteúdo bem aprofundado mesmo, inclusive com questões que tem relação com matemática, química, e fazer essa relação é muito difícil. Mas nós conseguimos passar e meu trio é o mais perfeito do mundo, a gente tem uma dinâmica muito boa”.

O nome da equipe foi escolhido em homenagem a Bertha Becker, geógrafa brasileira membro titular da Academia Brasileira de Ciência, reconhecida pelo seu trabalho na região amazônica. “A Mariana é uma grande fã dela, nos contou a sua história e decidimos colocar esse nome, em homenagem a uma mulher muito empoderada e muito inteligente”, resume Camille.

Confira abaixo a lista com todos os medalhistas do Colégio Diocesano São Francisco de Sales:

MEDALHA de OURO 1º LUGAR ( REPRESENTAR O PIAUÍ)

EQUIPE: BETHA BECKER 3 ANO A

MARIANA CHIARA PORTELA