Atualização do Projeto Educativo Comum da RJE é oficialmente lançado no Colégio Diocesano

27/08/2021 09:25:00 - Atualizada em 30/08/2021 09:56:32 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

O terceiro e último momento do lançamento nacional da atualização do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE) foi realizado na tarde desta quinta-feira, no auditório Antônio Vieira, SJ, no Colégio Diocesano São Francisco de Sales, Centro de Teresina. Tanto o público presente, respeitando as normas sanitárias, assim como os que acompanharam pela transmissão online puderam conhecer melhor o que terá de novo no documento que norteará as ações de toda a rede no período de 2021 a 2025.

A tarde começou com uma breve apresentação cultural dos cerimonialistas, contando a história da conversão de Santo Inácio de Loyola e como, a partir daí, originaram-se a Companhia de Jesus e a Rede Jesuíta de Educação, formando milhares de pessoas ao redor do mundo todo. Depois de uma breve pausa inaciana com louvor e reflexão, iniciou-se a exposição das novidades do novo documento.

O Pe. Mário Sündermamn falou do histórico da construção do PEC, um processo coletivo que envolveu profissionais de diversas áreas e unidades educativas espalhadas pelo Brasil. Logo após, Ana Cláudia Klein e Luciana Mello, que fazem parte do setor de comunicação da Província, falaram da estética do novo documento, que conta com capa nova, anexos novos em relação à edição anterior, incluindo um glossário.

Juliano Tadeu e Fernando Guidini apresentaram como o PEC está organizado na sua versão 2021-2025. Logo após, o Ir. Raimundo Barros, SJ, diretor presidente da RJE, fez o seu discurso oficial de lançamento do PEC, apresentando a rota a ser seguida para implementação do projeto, com foco na formação de cidadãos globais.

"Neste próximo ciclo o compromisso gira em torno da cidadania global. Trabalhar isso dentro das nossas escolas será a mola propulsora de todos os projetos", afirma o diretor-presidente da RJE.

A primeira versão do PEC foi lançada em 2016. Para o Ir. Raimundo, a atualização se faz necessária para continuar o trabalho de qualidade da RJE. "A educação está sempre em movimento. A cada ciclo, cada aluno novo, cada família, tem demandas diferentes, então o projeto educativo precisa refletir esse dinamismo, não dá para pensar de forma estática."

Novo Patrono

Nos minutos finais do evento, o diretor geral do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D, Ir. Epifânio Barbosa, SJ, apresentou a campanha para escolha de um patrono ou patrona de toda a RJE. Além disso o GT-Grupo de Trabalho que organizou o evento de lançamento nacional do PEC foi homenageado no palco, quando cada um recebeu uma rosa branca em agradecimento ao trabalho realizado.

“Foram mais de oito horas de atividades integrais online em três momentos síncronos. Quatro mil pontos de acessos de visualizações. Interação voluntária via chat por parte de todas as unidades da RJE. Vinte e cinco protagonistas na frente das câmeras, outros tantos profissionais por trás das câmeras. É uma felicidade que não cabe no peito em entregar com qualidade o que nos é pedido com humildade”, finaliza Ir. Epifânio Barbosa, SJ.