II momento do lançamento da atualização do PEC é marcado pela cultura nordestina

26/08/2021 10:41:00 - Atualizada em 27/08/2021 14:15:43 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

O Colégio Diocesano Infantil, no Centro de Teresina, recebeu na noite desta quarta-feira, 25 de agosto de 2021, o segundo momento do lançamento nacional da versão atualizada do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação. No evento, foram apresentadas diversas manifestações culturais típicas do Piauí e do Nordeste, como a xilogravura e o repente, trazendo sempre como tema de fundo a Companhia de Jesus, seu trabalho na educação e o envolvimento com a comunidade escolar.

A noite começou com uma apresentação do reisado, dança típica nordestina ligada ao Dia de Reis, seguida pela acolhida orante da equipe de Formação Cristã do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D. Em seguida, deu-se início a uma sequência de apresentações da dupla de repentistas “Os Raimundos”, que improvisaram ao vivo no palco cantorias fazendo referência à missão educadora jesuítica e ao PEC.

As apresentações dos repentistas foram intercaladas por cordéis apresentados por colaboradores das quatro unidades da RJE em Teresina, sempre fazendo referência à Companhia de Jesus e o direito universal a uma educação de qualidade. Além disso, foi apresentado um vídeo produzido especialmente para o evento, contando a história dos jesuítas no Piauí, desde sua chegada no século XVIII para administrar fazendas de gado.

Para a professora Luíza Maria, coordenadora geral do Colégio Diocesano Infantil, foi um momento ímpar para a escola sediar o evento. “É um sentimento de alegria e satisfação. O que foi apresentado aqui é a nossa cara, e pudemos mostrar nossa cultura, tão rica, para todo o Brasil. Educação infantil é ludicidade, é alegria, é movimento. E isso sem contar a importância do evento para a Rede Jesuíta de Educação”, diz ela.

O terceiro e último momento do lançamento da atualização do PEC acontece na tarde desta quinta-feira, 26 de agosto de 2021, a partir das 14 horas, no Colégio Diocesano São Francisco de Sales, com transmissão pelo canal da RJE no Youtube.