Lançamento da atualização do PEC inicia em Teresina com partilha e bate papo

25/08/2021 15:30:00 - Atualizada em 25/08/2021 15:53:28 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

Na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto, de 2021, a Escola Padre Arrupe, no bairro Portal da Alegria, em Teresina, sediou o primeiro momento do lançamento da atualização do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Na ocasião, as pessoas presentes e aquelas de todo o Brasil que acompanharam a transmissão online assistiram apresentações culturais, partilhas de experiências e um bate papo sobre as mudanças ocorridas nesta atualização.

Representantes de cada uma das quatro unidades da RJE em Teresina compartilharam suas experiências nas quatro dimensões em que está estruturado o PEC: Prof. Margareth Santos, do Colégio Diocesano São Francisco de Sales, falou sobre a dimensão currículo; Prof. Daniele Trigueiro, da Escola Padre Arrupe mostrou um pouco da dimensão organização, estrutura e recursos humanos; Ir. Jorge Luiz, SJ, comentou a experiência da dimensão família e comunidade local na Escola Santo Afonso Rodríguez; e a Prof. Luíza Maria tratou sobre a aplicação da dimensão Clima Institucional no Colégio Diocesano Infantil.

O evento encerrou-se com um bate papo entre Ir. Raimundo Barros, presidente da RJE, e do Prof. Julival Alves, assessor pedagógico do Colégio Diocesano, falando sobre as alterações na nova atualização do PEC. Ao fim, foi aberto espaço para as perguntas vindas do chat na transmissão feita pelo Youtube. Além disso, o evento também foi permeado por apresentações culturais, como uma interpretação do poema "Navegar é Preciso", de Fernando Pessoa; e apresentações musicais gravadas da Orquestra Sinfônica de Teresina e da Banda de Música da Escola Santo Afonso Rodríguez.

Ir. Raimundo Barros, SJ, presidente da RJE

"A gente percebe claramente o esforço da equipe de Teresina para fazer esse momento acontecer da melhor maneira possível", comentou o Ir. Raimundo Barros após o evento. Para a professora Maria Dalva, diretora da Escola Padre Arrupe, fica a felicidade por ter sido a anfitriã. "Sentimento muito bom de gratidão e alegria. É um momento muito rico esse de compartilhar com nossas escolas experiências sobre o PEC, esse documento norteador da nossa proposta", disse ela.

O lançamento da atualização do PEC continua na noite desta quarta, desta vez no Colégio Diocesano Infantil, a partir das 17h30.