Antigos alunos do D&D debatem carreiras com estudantes do Ensino Médio

17/08/2021 15:44:00 - Atualizada em 18/08/2021 17:57:25 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

O projeto “Profissões em Debate: Olhares Inacianos”, desenvolvido pelo setor de psicologia educacional do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D, promove o encontro entre antigos alunos do colégio, estabelecidos em suas carreiras, e estudantes da 3ª Série do Ensino Médio, no qual eles conversam sobre a rotina e perspectivas do mercado de trabalho, além de mostrar a visão de um inaciano em relação à sua atuação profissional.

A 7ª edição do projeto aconteceu nos dois últimos fins de semana, 7 e 14 de agosto, com a participação de cinco profissionais. Antes, foi feita uma votação entre os alunos para escolherem quais áreas despertavam mais interesse e assim foram convidados o biomédico Élio Carvalho, a psicóloga Ana Cecília Britto, o arquiteto Felipe Garcês, a engenheira civil Lissa Gomes, e a estilista Raylla Amâncio.

“O processo de escolha profissional é muito importante para a terceira série do Ensino Médio, então é muito bom que além das atividades de autoconhecimento tenham as atividades de conhecimento da realidade profissional. A gente convidou ex-alunos justamente para também trazer a importância dessa formação inaciana e como ela influencia no mercado de trabalho, porque a gente escuta muito que é um diferencial”, explica a psicóloga educacional, Renata Laís.

Élio Carvalho é biomédico, professor e palestrante, além de participar de projetos sociais. Antigo aluno do Diocesano, ele fala da importância de esclarecer dúvidas dos estudantes que estão nesta fase de escolher a carreira a seguir. “Nada melhor do que pessoas com a mesma base de princípios para trazer essa visão e um pouco de realidade. É uma geração que tem informação muito farta, mas às vezes é uma informação que destoa da realidade, e a escola pode fazer esse filtro”, diz ele.

O biomédico também destaca o papel da formação inaciana do D&D na sua vida profissional.

“A minha base veio com a escola, dos ensinamentos e dos princípios, e isso trás uma carga muito forte. O que eu faço hoje vem muito da minha formação, de entender que a gente pode agregar na sociedade onde vive, de dar nossa contribuição ao mundo, e isso foi aflorado na escola. Nosso diferencial vai além do mercado de trabalho, da qualificação profissional, mas também está muito atrelado ao princípio ético e moral”, diz ele.

Maria Clara Fiúza, aluna da 3ª Série do Ensino Médio, quer cursar moda e diz que o projeto lhe permitiu ter mais informações sobre as suas possibilidades. “Foi uma das melhores experiências que o Diocesano poderia proporcionar, principalmente nesse período chegando cada vez mais perto do Enem. Você tem uma nova visão das profissões que você pode querer seguir, não só pelo curso em si, mas também como entrar no mercado de trabalho, ter um mestrado, e como é realmente a experiência além do que você leu na internet”, diz ela.