Antigo aluno do Diocesano é selecionado entre milhares de estudantes para intercâmbio na Espanha e Colômbia

13/08/2021 10:13:00 - Atualizada em 13/08/2021 18:29:18 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

Raian Castelo Branco, antigo aluno do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e hoje acadêmico de Direito da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, foi selecionado entre milhares de jovens de todo o continente para participar do Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina, intercâmbio que busca capacitar jovens latino-americanos para a excelência no serviço público. Raian estudou no D&D no Ensino Fundamental até concluir o Ensino Médio e conta que as experiências vividas no colégio, entre elas uma simulação das Nações Unidas, foram essenciais para essa conquista.

O intercâmbio é organizado pela Fundação Botín, entidade espanhola que atua no país europeu e em toda América Latina em prol de desenvolver a comunidade local, detectando talentos criativos para gerar riqueza cultural, social e econômica. O programa de Fortalecimento da Função Pública surgiu em 2010 como uma iniciativa para estimular os melhores estudantes a se comprometerem com a sociedade a partir do serviço público.

Raian é o primeiro piauiense a entrar para o programa e concorreu com mais de três mil candidatos em um processo seletivo que contou com várias etapas, com redações, relatos de experiências pessoais e escolares, vídeos e entrevistas. Além disso, os candidatos tiveram que se imaginar como presidente do seu país no início da pandemia, defendendo quais medidas tomariam para combater o problema. O jovem conta que seu tempo no Diocesano foi fundamental para desenvolver as habilidades necessárias para ser selecionado.

“Eu conto para todos que o Diocesano faz parte da minha formação, também pelas experiências que tive lá, como ser líder de turma e ser responsável por levar demandas entre os alunos e a direção. Na entrevista, quando fui perguntado do porquê eu queria participar do programa, citei uma fitinha da Rede Jesuíta de Educação que trago no meu braço, que tem escrito ‘Sê um fogo que acende outros fogos’”, conta Raian.

Outra experiência citada por ele como diferencial na sua conquista foi a Dionu, simulação das Nações Unidas organizada pelo Colégio Diocesano, em que os alunos incorporam o papel de diplomatas e precisam negociar a resolução de conflitos reais.

Raian durante sua participação na Dionu, simulação das Nações Unidas do D&D

Em outubro, o piauiense irá para a Espanha, onde passará por um período de formação, antes de outra etapa que acontecerá em Bogotá, na Colômbia. Para ele, um grande avanço na carreira.

“Eu estagiei em escritório de advocacia, onde eu tive contato com o serviço privado e gostei. Mas depois eu comecei a estagiar no Ministério Público e reacendeu essa chama, de trabalhar para a coletividade, então estou muito animado de poder participar deste programa e aprender como atuar para o serviço público”, afirma o estudante.