Aluno da ESAR é operado e se recupera em casa

24/11/2015 12:32:21 - Por Samira Ramos

O aluno cadeirante da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) Antônio Francisco Brito da Costa, 6 anos, que participou do programa Encontro, da jornalista Fátima Bernardes, foi operado e já está em casa se restabelecendo. O menino tem uma doença rara que limita o movimento das pernas chamado de artrogripose congênita. Ele ficou conhecido quando o vídeo da sua coreografia, com a amiga e colega de aula Alícia Paz de Oliveira homenageando as mães, foi divulgado na internet em maio desse ano.

Antônio está no 1º ano do Ensino Fundamental e é uma das 21 crianças com necessidades educacionais especiais que estudam na ESAR, uma unidade da Associação Nacional de Instrução (ANI), da Rede Jesuíta de Educação, em Teresina (PI).  A sua afinidade com a dança foi descoberta nas aulas da professora Cleide Fernando, que o ensaiou para apresentação de uma performance no Dia das Mães, na escola.

Um vídeo foi gravado e divulgado na internet.  Logo, a história do menino e seu amor pela dança se espalharam e encantou a produção do programa Encontro, que o convidou o para uma apresentação. Ele e sua amiga Alícia dançaram em rede nacional no Encontro no mês de junho deste ano.

O artista piauiense João Brito, que atualmente mora nos Estados Unidos, acompanhou a luta de Antônio e sua família pela internet e pela televisão e se dispôs a ajudar. Ele conseguiu então acelerar o procedimento cirúrgico do aluno da ESAR, que foi realizado pela enfermeira Celeste Nascimento e equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV) no dia 3 de julho. Antônio deixou o hospital no dia 6 de julho e se recupera em casa. O próximo passo é fazer um tratamento fisioterapêutico.

Deixe um comentário

0 Comentário

Fale conosco