Programa de Leitura do Circuito Literário desenvolve projetos durante isolamento

08/08/2020 09:47:00 - Atualizada em 10/08/2020 07:09:03 - Autor Samira Ramos

A Biblioteca do Colégio Diocesano promove nesta terça-feira, 11 de agosto, às 18h, a live de lançamento do Programa de Leitura do Circuito Literário em Rede durante a pandemia. A transmissão será feita pelo Instagram do Colégio Diocesano. Entre os convidados da live estão o premiado autor Rafael Gallo; a bibliotecária do IFPI, professora Andreína Virginio; a tradutora e intérprete de libras, Márcia Alexandre; a aluna do Colégio Diocesano e produtora de conteúdo e aluna do 4º ano D do Ensino Fundamental, Letícia; a mãe de estudante e proprietária do Instagram @livrosecanecas, Geth Araújo; e a coordenadora de comunicação do Colégio, Lisiane Mossmann.

O Programa de Leitura do Circuito Literário em Rede é destinado aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, o programa tem como objetivo formar leitores, escritores e críticos, por meio da transformação literária obtida com a disponibilização de um programa de leitura com conteúdo previamente selecionado e preparado pela Biblioteca CSFS.

O programa será desenvolvido a partir da realização de diversos projetos promovidos de forma on-line. São eles: Semeando leitores, onde a Biblioteca media a organização do compartilhamento de leituras dos alunos; Bate Papo Literário, uma conversa sobre o livro com o autor convidado; Clube de leitura, momento em que será feita uma conversa sobre livros com os alunos; Musicalendo, voltado à recitação de poesias; Eu leio e você?, com orientações de leituras e preenchimento de fichas; Roda de conversa, quando será organizado e mediado uma roda de conversa sobre um determinando tema; e, por fim, o Moodle Biblioteca, onde por meio da plataforma serão feitas orientações e oficinas de leitura.

De acordo com a bibliotecária Bruna Silva, a ideia para as ações surgiu diante da necessidade de criar um ambiente para que os estudantes – que de certa forma se encontram reclusos e dentro das bolhas das redes sociais – possam interagir e conversar sobre livros, filmes, seriados, podcast e outros assuntos que estejam consumindo. “Queremos oferecer, com o Circuito Literário, um ambiente em que os alunos se sintam à vontade para construir junto de nós, uma rede de apoio, partindo de tudo aquilo que gostam de ler, assistir e ouvir. Queremos que eles tenham oportunidade de trazer toda a sua experiência de leitura para o nosso ambiente de interação”, conta.

Confira o cronograma:

Clube de leitura – 2º ao 6º ano EF

Local: Teams

Livros: “Entre sonhos e dragões”, “Os protetores”, “O sétimo gato”, “Malala, a menina que queria ir para a escola”. Livros de domínio público Projeto Itaú “Leia para uma criança”.

Bate Papo: Historinhas com Lelê – 2º ao 6º ano EF

Local: Teams

Tema: Como contar histórias no Youtube (https://youtu.be/JTrzZ_AuhHY)

Musical – 2º ao 6º ano EF

Semeando Leitores – 17 a 28 de agosto

Livros: Maratonando com "O pequeno Príncipe de Antoine de Sainte - Exupéry"

Turno Manhã: 10h às 12 h

Segunda (2º ano)

Quarta (7º ano)

Quinta (8º ano)

Sexta (9º ano)

Turno Tarde: 16h às 18h

Segunda (2 º ano)

Quarta (4º ano)

Quinta (5º ano)

Sexta (6º ano)

Setembro

Bate papo: Como fazer um IG literário | Geth, @livrosecnecas – 7º ano EF à 3ª série EM

Data:

Horário:

Livro: “Cachorro Velho”, autora Teresa Cárdenas.

Clube de leitura – 7º ano EF à 3ª série EM

Data: 17/9,

Local: Teams

Livros: “A menina que roubava livros”, “Diário de Anne Frank”, “O menino do pijama listrado”, “Eu sou Malala”.

Musical – 7º ano EF à 3ª série EM

Semeando Leitores - 31 de agosto à 11 de setembro

Livros: Maratonando com "O Diário de um Banana"

Turno Manhã: 10h às 12h