Santo Inácio de Loyola, um exemplo de amor e devoção à Deus

30/07/2020 09:29:00 - Atualizada em 30/07/2020 09:33:48 - Autor Samira Ramos

No dia 31 de julho, celebramos o Dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Sua história, inicialmente, não era tão diferente das dos demais jovens nobres da época. Inácio de Loyola, nascido na Espanha, pertencia a uma família de muitas posses e bastante religiosa. Mas, não era a vida sacerdotal, que o atraía em sua juventude: preferiu seguir a carreira militar, o que, consequentemente, o levou para um caminho das ambições e venturas.

Isso mudaria em 1521, quando durante a defesa do castelo de Pamplona, foi atingido na perna por uma bala de canhão e, devido a isso, teve de ficar paralisado por um longo tempo. Foi esse acontecimento que proporcionou mudanças significativas na vida do jovem, levando a sua conversão após ler “Vida de Cristo e Vida dos Santos”. A partir daí, abandonou as vaidades e iniciou sua peregrinação a gruta de Manresa, onde, após percorrer 700km, iniciou um retiro espiritual no qual serviu de base para criar uma de suas mais importantes obras, os Exercícios Espirituais, que atualmente são tidos como verdadeira fonte de energia para a comunidade Inaciana.

Mais tarde, com um grupo de companheiros, fundou a Companhia de Jesus, ajudando a disseminar a palavra de Deus pelos continentes e também ajudando os menos afortunados: sua dedicação aos pobres, órfãos e aos doentes, fez com que ficasse conhecido por “apóstolo de Roma”, uma vez que se instalou na cidade italiana para coordenar as atividades da Companhia de Jesus.

A história, trabalho e ensinamentos de Santo Inácio de Loyola serve de inspiração para crermos que sempre podemos nos tornar a melhor versão de nós mesmos, empenhadas a pensar no bem comum, sempre guiadas pelo amor e devoção à Deus.

Homenagem

Em homenagem ao Dia de Santo Inácio, amanhã, 31, às 18h30, o diretor do Colégio Diocesano, padre Vicente Palotti Zorzo, SJ, fará um momento de reflexão que será transmitido pelo Instagram do Diocesano e Diocesano Infantil.

Também preparamos um Kit alusivo ao fundador da companhia, composto por um background decorativo para televisão e/ou computador, um link com uma playlist com mantras para meditar e 16 máximas de Santo Inácio em forma de cards para você usar nas suas redes sociais. Além disso um sticker para colar em seu smartphone e repassar aos seus contatos. Faça o download do Kit clicando aqui.

Local: Instagram do Diocesano e Diocesano infantil