Inclusão de alunos de baixa renda no Ensino a Distância foi tema do 1º Painel Virtual

22/07/2020 11:02:00 - Atualizada em 22/07/2020 11:50:52 - Por Samira Ramos

Por conta da situação de desigualdade social agravada pela pandemia da Covid-19, delegados de diversos países foram chamados para uma reunião de emergência. Em pauta? Medidas globais para inclusão de alunos de baixa renda no Ensino a Distância. Essa foi a proposta do 1º Painel Virtual de simulação da assembleia geral das Nações Unidas, promovido na tarde do último sábado, 18.

Na ocasião, antigos alunos e atuais estudantes do Ensino Médio se reuniram na plataforma Teams, já utilizada institucionalmente nas aulas e nas atividades remotas durante a pandemia, para discutir e propor soluções sobre a temática. Na abertura do evento, a iniciativa foi parabenizada pela diretora acadêmica, professora Margareth Rodrigues, que ressaltou o comprometimento dos participantes com o outro. “Vocês mostram um grande nível de comprometimento com o coletivo. Esse Painel ilustra bem isso, ao trazer para discussão questões de garantia dos direitos humanos”, pontuou.

Ainda durante o evento, o diretor geral do Colégio Diocesano, padre Vicente Palotti Zorzo, ressaltou que a realização do Painel Virtual é um importante exercício de diálogo, permitindo que os estudantes tenham a oportunidade de refletir e enxergar diferentes realidades daquelas que vivem. “Assim como a dor marca a fragilidade dos humanos, as oportunidades de reflexão e diálogo entre os diferentes crescem e se tornam importantíssimas. Esse exercício não é apenas uma simulação, é uma ação concreta de trazer a palavra de situações de sujeitos de diferentes lugares. E essa palavra deve ser acolhida e respeitada, por mais que seja diferente e contrária ao que vivencio. Neste mundo do diálogo, antes de julgar, devemos ter fundamentos científicos nas suas afirmações”, ressaltou.

Para o coordenador da 3ª série do Ensino Médio, professor Aílton Cerqueira, o Painel Virtual contribuiu para uma maior integração dos estudantes nesse momento de pandemia e permitiu que os estudantes pudessem manter em prática os conhecimentos adquiridos na DIONU - Simulação das reuniões da ONU do Colégio Diocesano. "Vários delegados do Painel tiveram sua primeira experiência de simulação e isso, certamente, estimula o interesse pela prática da argumentação e do debate oral", destacou.

O Painel Virtual, além de uma mesa diretora formada pelos egressos Carolina Teixeira de Vasconcelos, Giovanna Laís Duarte Viana e Raian Mateus Castelo Branco, contou também com o trabalho de uma Agência de Comunicação, formada pelos egressos João Pedro Luna, Guilherme Cronemberger Castelo Branco de Sampaio e Bárbara Lis de Carvalho Sousa.

Confira, no link abaixo, uma síntese do evento, feita pela Agência de Comunicação do Painel Virtual:


Deixe um comentário

0 Comentário

Fale conosco