Estudantes do Ensino Médio participarão de palestra sobre Relações Internacionais

03/07/2020 07:52:00 - Atualizada em 03/07/2020 07:57:15 - Autor Samira Ramos

No sábado, 4, os estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio recebem para uma palestra virtual o antigo aluno do Diocesano e analista internacional, Fernando Cavalcante. Atualmente, ele é assessor político junto à Missão de Assistência das Nações Unidas para o Afeganistão.

A palestra faz parte do projeto de Orientação Profissional (OP), que tem como objetivo proporcionar aos estudantes, oportunidades de fazer suas escolhas de forma mais clara. “Todos os anos temos estudantes com interesse e com aprovação nesse curso, até porque nossos alunos possuem uma formação que incentiva esse desejo deles por quererem mudar o mundo e fazer a diferença”, afirma Renata Laís, psicóloga do Ensino Médio.

Ela também ressalta a importância de trazer casos de sucesso para conversar com os alunos, principalmente durante o período de pandemia que estamos vivendo, onde a desmotivação pode surgir mais facilmente. “Sempre é bom mostrar a eles que podem sonhar. Mostrar o impacto da nossa Educação Jesuíta na formação de excelentes profissionais. Quando trazemos um profissional como o Fernando, isso motiva eles a verem que seu sonho é possível”, pontua.

O ex-aluno tem doutorado pela Universidade de Coimbra e bacharelado pela Universidade de Brasília, ambos na área de Relações Internacionais. Ele trabalha há mais de dez anos com temas relacionados à paz e à resolução de conflitos internacionais.

A área de Relações Internacionais exige uma grande habilidade de argumentação, de resoluções de conflitos e de diálogo, como pontuado pela psicóloga, é um dos cursos mais almejados pelos estudantes. Tal paixão pela área só aumentou após a I Simulação das Nações Unidas do Colégio Diocesano (DIONU), promovida no ano passado. O evento transformou os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio em diplomatas em busca de soluções para problemas que afetam a sociedade.