São Francisco de Sales: conheça o patrono do Colégio Diocesano

24/01/2020 05:00:00 - Atualizada em 23/01/2020 11:40:28 - Por Samira Ramos

Vinte e quatro de janeiro: celebração do Dia de São Francisco de Sales, patrono do Colégio Diocesano. Filho de família nobre, São Francisco de Sales nasceu em 1567, no castelo Château de Sales, Ducado de Saboia, na França. Para proporcionar-lhe uma boa educação, na intenção de que ele seguisse a carreira pública, seus pais o enviaram para o Colégio de Clermont, uma instituição jesuítica de Paris. Formou-se doutor em Direito Canônico e Civil pela Universidade de Pádua, na Itália, e voltou para a casa de sua família.

Durante os anos de estudo, Francisco decidiu entrar para o sacerdócio. Mas ao voltar para casa, seus pais haviam lhe arranjado uma noiva e um cargo público no Senado do Reino de Saboia, e se opuseram ao desejo do filho. Apesar disso, ele estava decidido e foi ordenado padre.

Francisco de Sales foi sagrado bispo auxiliar de Genebra em 1599, assumindo definitivamente a diocese três anos depois. Dom Francisco catequisava crianças e adultos, fundou escolas. Ele, juntamente com Madre Joana de Chantal, foram responsáveis por uma grande mudança religiosa na região. Com Dom Francisco, Madre Joana foi cofundadora da Ordem da Visitação, em 1610, tornando-se, depois, santa. Pelos escritos, pela pregação e aconselhamentos, Francisco realizou verdadeiros milagres em seu apostolado.

Seus escritos se tornaram conhecidos pelo estilo e clareza. Por conta disso, São Francisco de Sales é patrono dos escritores e jornalistas. Também é patrono dos surdos, pois desenvolveu uma linguagem de sinais para ensina-los a doutrina católica. Francisco faleceu em 1622, vítima de um derrame, na cidade francesa Lyon. Seu corpo foi transladado para Annecy, onde foi enterrado em 24 de janeiro de 1623. Conhecido como o ‘Santo Cavalheiro’, por sua paciência e gentileza, foi canonizado em 1665. Também recebeu o título de Doutor da Igreja.

Deixe um comentário

0 Comentário