Desafios e perspectivas da Educação Básica

18/01/2020 13:38:00 - Atualizada em 18/01/2020 13:42:23 - Autor Samira Ramos

Neste sábado, 18, colaboradores das quatro unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) – Colégio Diocesano e Colégio Diocesano Infantil, Escola Padre Arrupe e Escola Santo Afonso Rodriguez - participaram da palestra do secretário da Educação da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e diretor de Graduação da Unisinos, padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ. “Cenário atual da Educação Básica: contexto, desafios e perspectivas” foi o tema tratado, pontuando as visões do Fórum Econômico Mundial, da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Unesco. A palestra fez parte da programação da Jornada Pedagógica 2020.

Segundo padre Sérgio Mariucci, de acordo com o Fórum Mundial, as competências para perspectivas de futuro são inteligência estratégica, ensino especializado relevante, fluência digital e habilidades em ciências, tecnologia, matemática e engenharia, inovação em educação e caminhos para a aprendizagem perpétuas. Já a OCDE identificou outras três categorias de competência: criação de novos valores, reconciliação de tensões e dilemas e tomar responsabilidades.

Palestra marcou a manhã da jornada pedagógica deste sábado, 18

A Unesco, conforme Mariucci, propõe repensar a educação com vias a uma educação mais humanista. Nesse sentido, estariam em pauta assuntos como desenvolvimento sustentável e a recontextualização da educação e do conhecimento como bens comuns mundiais.

O jesuíta ressalta que essas competências precisam estar ao alcance de todos. “Uma educação de qualidade para todos e que chegue a todos os pontos”, enfatizou. O desafio é transformar currículos sobrecarregados em currículos que atendam o perfil dos alunos das gerações Milenials e Z e, além disso, tornar estudantes e professores engajados nas atividades do colégio.