Férias: que tal desenvolver ainda mais sua criatividade?

10/12/2019 10:27:00 - Atualizada em 10/12/2019 10:36:50 - Por Samira Ramos

               É comum que adultos acabem minando a criatividade das crianças ao adotarem medidas como transformar a televisão, computadores, celulares e tablets nas principais fontes de diversão para seus filhos durante as férias. Diante disso, as brincadeiras que exigem mais da criatividade acabam ficando em segundo plano e privam as crianças de conseguirem desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais.

               Segundo o psicólogo do Colégio Diocesano, Felipe Salem, é com as brincadeiras lúdicas que são dados os primeiros passos nas interações sociais, permitindo que as crianças tenham experiências boas ou ruins ao entrar em contato com um mundo cheio de estímulos diferentes. As tecnologias, ao mesmo tempo que ampliaram as fronteiras de estímulos, se tornam vilãs em casos de excesso. “O uso indiscriminado dessas novas tecnologias podem trazer mais prejuízos do que benefícios. Isso ocorre porque elas não proporcionam atividades lúdicas variadas e, em decorrência disso, fazem com que as crianças percam a oportunidade de desenvolver diversas habilidades e tornem-se adultos com um repertório comportamental empobrecido”, pontua o psicólogo.

              Com as brincadeiras lúdicas, as crianças desenvolvem o autoconhecimento cinestésico, aprendem a superar desafios e, principalmente, usam o máximo da sua capacidade criativa para criar. Diante disso, que tal criar e participar de brincadeiras que tenham a imaginação como sua principal proposta, proporcionando que a criatividade continue a ser estimulada? Conversamos com a professora do Barco da Leitura, Talita Castelo Branco, para pegar dicas de brincadeiras simples e criativas! Confira abaixo!

                 1. TEATRO DE SOMBRAS

             Segundo a professora Talita Castelo brando, brincar com a família de contar histórias é uma das atividades mais especiais para fazer durante as férias. “Minha primeira dica é a confecção de um teatrinho de sombras com caixa de papelão! É bem simples de fazer”, afirma.

              Clique aqui e confira como fazer um teatro de sombras.

                2. MÍMICA

            A segunda dica da professora Talita é brincar de mímica! Nela, o participante começa a fazer uma mímica que represente uma história, enquanto os demais tentam adivinhar. “Quem acerta passa a ser o mímico da vez! O tema da brincadeira pode variar entre contos de fadas, músicas e filmes. Use a sua criatividade”, ressalta a professora.

                3. BRINCADEIRAS ANTIGAS

           O resgate de brincadeiras tradicionais como Boca de forno, Lagarta pintada, Ciranda, Pega bandeira e cabra cega.

                4. ARTESANATO

          Que tal usar sua criatividade para o artesanato? “O artesanato serve tanto para se divertir, quanto para presentear familiares. O presente confeccionado à mão torna o ato de presentear bem mais significativo e prazeroso”, ela conta.

               5. MUSICAL

          Finalizando as dicas, a professora Talita indica brincadeiras musicais. “A última dica de brincadeira é montar uma banda com a família, confeccionando instrumentos musicais de sucata e mandando ver no repertório”, conclui.

          Agora é com você!

Deixe um comentário

0 Comentário