Concurso da RJE: conheça os alunos do Diocesano que tiveram as produções vencedoras!

11/11/2019 12:32:00 - Atualizada em 11/11/2019 12:54:29 - Por Samira Ramos

As estudantes Maria Letícia Brandão Neiva, Alécia Sophia Anísio, Marina Roberta, Rebeca Lorrane, Ayla Teresinha Pessoa e o estudante Mateus Mossmann Carneiro tiveram os trabalhos mais votados do colégio no 4º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O tema deste ano foi “Cidadania Global: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”. O concurso é realizado anualmente e premia as melhores produções textuais, fotográficas e artísticas dos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O concurso tem como proposta estimular a produção literária e artística, ao promover intercâmbio de ideias entre os estudantes das escolas da Rede Jesuíta de Educação. Além disso, busca-se conscientizar os alunos quanto aos temas mais pertinentes a nossa sociedade atual, por meio de temáticas norteadoras. “O tema é muito importante para que seja realizado o desenvolvimento criativo. Eles precisam entender a temática e todo o contexto por trás dela para realizarem o trabalho”, ressalta a professora Adê Porfirio, da disciplina de Arte.

A coordenadora do pedagógica do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, professora Lilian Fabiana Garcia revela que a participação no concurso ajudou a potencializar habilidades já existentes nos alunos. “Os professores auxiliam na orientação e ajudando na discussão sobre os temas para que eles possam realizar o seu trabalho, mas é interessante que, por exemplo, na fotografia, eles já sabem discernir a questão da arte, quais os segmentos que eles mais gostam de abordar e quais pretendem seguir”, afirma.

Da esquerda para a direita, os estudantes Mateus, Ayla, Rebeca, Marina e Maria

O olhar crítico e a definição da forma de como trabalhar a ideia, foi fundamental para o desenvolvimento da produção fotográfica "A Vida na Terra". "O meu trabalho tinha como intuito mostrar um olhar diferente para a arte. Fico feliz que o modo com que escolhi me expressar, mostrar meu olhar sobre a terra, cativou as pessoas", conta o estudante Mateus Mossmann do 9º ano do Ensino Fundamental. 

Segundo a aluna Marina Roberta Silva Ribeiro do 8º ano do Ensino Fundamental e uma das vencedoras na categoria produção textual, o concurso foi uma oportunidade de expressar algo que já gostava bastante: escrever histórias de ficção. “No meu texto eu falei sobre pessoas que tem transtornos alimentares. Abordei a história fictícia de uma menina que sofria bullying pelo peso dela e de como ela conseguiu superar isso. O título do meu trabalho “O peso da culpa” remete ao peso da personagem e a culpa que os garotos que zombavam dela”, conta.

Já a aluna Maria Letícia Brandão Neiva do 7º ano do Ensino Fundamental, uma das vencedoras na categoria produções artísticas, conta que procurou valorizar a terra e a importância da mesma para a humanidade em seu desenho. “Coincidentemente eu já havia feito o desenho em casa e tive a ideia de recriá-lo. Fiz um desenho bem natural de uma deusa na floresta. Achei importante expressar a valorização da terra para a nossa vida”, conta.

Além de terem seus trabalhos expostos durante o 1º Congresso da RJE, promovido no mês de outubro, no Colégio São Luís, em São Paulo, os trabalhos dos estudantes também serão publicados no livro com todas as produções mais votadas em cada escola da rede. A premiação, bem como a entrega da obra, será realizada durante a Feira literária do ano letivo de 2020.

Confira abaixo os vencedores e seus respectivos trabalhos!

7º ano do Ensino Fundamental – Produções artísticas

“Nossa missão é valorizar e cuidar da terra!” – Maria Letícia Brandão Neiva

“O mundo está em nossas mãos, cuidem!” – Alécia Sophia Anísio Costa Freitas

8º ano do Ensino Fundamental – Produções textuais

“O Peso da culpa” – Marina Roberta Silva Ribeiro

“Incentivando a morte” – Rebeca Lorrane Ferreira Batista

9º ano do Ensino Fundamental – Produções Fotográficas

“Vida na terra” – Mateus Mossmann Carneiro

“Vida na Terra” – Ayla Teresinha Pessoa

Deixe um comentário

0 Comentário