O Auto da Compadecida em Cena estimula valorização da cultura nordestina

07/11/2019 10:22:00 - Atualizada em 09/11/2019 10:13:24 - Por Samira Ramos

            Desenvolvido com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto “O Auto da Compadecida em Cena” tem entre seus objetivos fomentar a leitura de clássicos da literatura brasileira, sobretudo, a nordestina. O trabalho desenvolvido proporciona aos alunos a oportunidade de mostrarem suas interpretações da obra, bem como a visão dos mesmos sobre a vida e morte nas diferentes tradições religiosas.

          Para a realização do “Auto da Compadecida em Cena”, são desenvolvidas etapas: o estudo da escola literária humanismo, que aborda o teatro vicentino, a leitura e discussão da obra, a escrita dos roteiros, os ensaios e, por fim, as dramatizações. Segundo a professora da disciplina de Literatura, Luciana Barros, o projeto provoca nos estudantes uma verdadeira imersão na cultura nordestina. “Eles se apropriam da cultura regional. Podemos perceber que há um envolvimento no que diz respeito a ambientação, linguagem, comportamento e roupas. A cultura nordestina é bem valorizada por eles”, afirma.

        Para a coordenadora pedagógica do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, professora Lilian Fabiana Garcia, o diferencial do projeto, já fixo no calendário, são as diferentes versões apresentadas pelos alunos ano após ano. “É a mesma fonte bibliográfica, mas a cada ano vemos uma adaptação inovadora. Os sujeitos e as releituras são diferentes. Cada turma traz sua essência na sua dramatização”, ressalta a coordenadora.

Estudantes apresentam sua releitura da obra

        Essa inovação é resultado da liberdade concedida aos estudantes para inserirem temas mais atuais na sua adaptação do roteiro, colocando os personagens para discutirem temáticas modernas e mostrarem sua visão crítica. O protagonismo estudantil é incentivado. “Organizamos, coordenamos e fizemos as escolhas do elenco. A nossa performance como grupo se tornou mais forte por conta do projeto. É bem legal”, pontua a aluna Krizia de Carvalho do 9º ano B do Ensino Fundamental.

          Contemplando as habilidades vistas no segmento, O “Auto da Compadecida em Cena” é a última etapa antes do encerramento do ciclo do ensino fundamental, sendo um projeto aguardado e lembrado com carinho pelos alunos. “As turmas do 8º ano sempre ficam ansiosos quanto a execução do projeto no ano seguinte e muitos alunos do Ensino Médio falam conosco sobre como foi uma linda experiência para eles”, diz a professora Luciana Barros.

            Neste ano, o “Auto da Compadecida em Cena” foi apresentada em três momentos: a turma A no dia 6 de novembro, a B, dia 7 de novembro e a C, 8 de novembro.

Confira os álbuns de fotos!

9º ano A

9º ano B

9º ano C

Deixe um comentário

0 Comentário