Férias: É tempo de brincar!

29/06/2019 12:21:00 - Atualizada em 29/06/2019 12:24:28 - Por Ana Carolina Dias

“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança e o adulto fruem sua liberdade de criação.”

Donald Winnicott, pediatra e psicanalista inglês

Há muitas décadas já entendemos, cientificamente, a importância de brincar para o desenvolvimento da criança. Por isso, não pode ser considerado apenas um momento de descontração. É onde a criança se desenvolve, aprende a conviver socialmente, se arrisca a conhecer o novo, explora sua criatividade, trabalha sua sensibilidade e comunicação e conhece o mundo a sua volta.

Perceber a importância do brincar é essencial para que possamos permitir que os pequenos tenham tempo para serem crianças. A Aliança pela Infância no Brasil, faz parte de um movimento mundial – Alliance for Childhood -, que busca refletir sobre os cuidados e a educação de crianças por todo o mundo. Esse movimento surgiu na Inglaterra, em 1997, e promove todos os anos a “Semana Mundial do Brincar”, que acontece no mês de maio. Educadores, pais, médicos, instituições privadas e governamentais mobilizam-se para lembrar os adultos da importância do brincar para o bem viver.

A coordenadora pedagógica do 2º e 3º ano, Rosimar Feitosa, relembra que as férias escolares nem sempre são as férias dos pais. Portanto, o importante não deve ser a quantidade de tempo que os adultos passam com as crianças, mas a qualidade desse tempo. “Que as férias sejam tempo de carinho, brincadeiras e descobertas para que em agosto recebamos crianças cada vez mais felizes”, completa a professora do Colégio diocesano.

Brincar também é exercício de criatividade e uma ótima oportunidade para aproveitar o tempo com as crianças. Descobrir que para além de tecnologias e brinquedos mais sofisticados, também podemos criar juntos. Um piquenique no parque, bolinhas de gude na sala, leituras dramatizadas, criar histórias, construir galáxias com os materiais mais coloridos que acharmos, enfim! A tarefa dessas férias é não esquecer que o que de mais importante que podemos fazer pelos pequenos é dar amor e atenção genuína.

Dicas do Diocesano para essas férias:

1- Boliche com garrafinhas

Usar garrafa pet e pintar com as crianças pode ser super divertido.

2-Jogo de dardos com balões de festas!

Que tal criar um joguinho de acertar com balões e dardos? É super legal para brincar, as crianças adoram e é algo fácil de fazer. Basta criar um painel com as bolas de encher, formando uma figura ou não. Você escolhe.

3-Acertar argolas com garrafas

Criar um jogo de acertar com garrafas é uma ótima ideia também. Principalmente porque é algo simples e você pode fazer com muita facilidade em casa.

4-
Faça pipas

Aproveite que julho é o mês dos bons ventos. Façam suas próprias pilas e saiam para soltá-las.

5- Acampamento na sala

As crianças adoram e estimula a criatividade. Monte a barraca ou faça de lençol, leve livros e lanches!