Colaboradores do Colégio Diocesano lançam Mapa das Bibliotecas Públicas de Teresina no 17° Salipi

07/06/2019 08:50:00 - Por Ana Carolina Dias

Três colaboradores do Colégio Diocesano irão lançar no Bate Papo Literário do 17º Salão do Livro do Piauí, dia 8 de junho, às 18h, o primeiro Mapa das Bibliotecas Públicas de Teresina. Idealizado pela bibliotecária Bruna Dayane, desenvolvido com a professora de Língua Portuguesa Maria Aparecida Vieira e com o projeto gráfico do designer David Ribeiro, o projeto surge com o objetivo de promover a valorização e reconhecimento das bibliotecas públicas como patrimônio de todos os cidadãos.

Foram mapeadas todas as bibliotecas comunitárias municipais e uma estadual, também comunitária. Algumas centralizadas, outras em áreas mais periféricas. “Nós não queremos atingir só alunos. Queremos atingir a comunidade. Temos muitas bibliotecas em Teresina”, conta Maria Aparecida. Bruna afirma que a ideia é expandir o projeto e fazer o mapeamento de todas as bibliotecas da cidade, por segmentos.

O mapa será distribuído gratuitamente na versão impressa e em formato PDF, ou poderá ser acessado via QR Code (código de barras), pelo celular. A versão digital conta com uma ferramenta que indica rotas para acesso a cada biblioteca inclusa no mapa, partindo da Praça da Liberdade. O percurso sugere ser feito a pé ou de bicicleta, como meio de incentivar meios sustentáveis de acesso.