Estudantes do Diocesano são premiados no VII Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito

15/12/2018 11:21:00 - Por Samira Ramos

Estudantes do Colégio Diocesano foram vencedores do VII Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito. O concurso é promovido pela Prefeitura de Teresina e busca trazer reflexões que contribuam para um comportamento mais seguro e humano no trânsito. Marcos Antônio da Silva Marques Terceiro, da 2ª série A do Ensino Médio, e Lucas Oliveira Pinto Barros, do 8º ano A do Ensino Fundamental, foram os premiados.

Os ganhadores produziram materiais inéditos conforme suas categorias. Marcos Antônio concorreu na categoria aluno de Ensino Médio e conquistou o primeiro lugar com uma composição musical sobre o tema “Motocicleta, um misto de prazer e perigo”. O estudante foi orientado pela professora Olinda Borges.

Marcos Antônio concorreu com uma música

Já Lucas Oliveira concorreu na categoria aluno de 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ficou em segundo lugar com uma história em quadrinhos sobre o tema “Velocidade excessiva, um perigo constante”. A professora Ângela Pessoa orientou a produção do material.

A música composta por Marcos Antônio é um rap (disponível aqui) interpretada e mixada pelo estudante. “Desde criança eu escrevo poemas. De uns tempos para cá, eu comecei a escrever músicas. Mas essa é a primeira música que eu exponho”, comenta o estudante. “Na música, foquei muito nas consequências [da imprudência no trânsito]”, explica.

De acordo com a professora Olinda Borges, os estudantes se sentem estimulados quando escrevem para além dos muros da escola. “Eles percebem que não escrevem apenas para alcançar uma nota, mas expressam ideias que podem chegar até outras pessoas e provocar mudanças na realidade social”, afirma.