Cristãos celebram o Corpus Christi nesta quinta-feira (31)

30/05/2018 10:15:09 - Atualizada em 30/05/2018 11:05:36 - Por Samira Ramos

Em Corpus Christi celebramos o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, momento em que católicos de todo o mundo recebem o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. O feriado santo, que não possui uma data fixa, pois sempre acontece na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, este ano é festejado em todo o Brasil no dia 31 de maio.

De acordo com a tradição, a Festa de Corpus Christi surgiu no século XIII em Liège, na Bélgica, após a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon ter visões de uma Festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Em segredo, revelou suas visões para o arcebispo de Liège, que anos depois estabeleceria a Festa como um dos principais eventos do ano para os católicos, após ele se tornar o Papa Urbano IV.

Corpus Christi celebra o mistério da Eucaristia.

A data é celebrada por meio de missas e das procissões que são acompanhadas por multidões de fiéis. Esta última também caracteriza um dos aspectos mais populares das festividades de Corpus Chisti: a confecção dos tapetes coloridos feitos de flores, sal grosso, pó de café e outros materiais, que desenhados ao chão, alegram o ambiente por onde passa a procissão.

Corpos Christi é tema de Avaliação Diferenciada

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano têm a celebração como tema da Avaliação Diferenciada das disciplinas de Arte e Ensino Religioso. Nela, os educandos são incentivados a pesquisarem e vivenciarem a festa por meio da contemplação, análise, releitura e criações artesanais em referência à festa.

Segundo a professora de Ensino Religioso Eugracilene Melo, nesta última etapa, os estudantes estão confeccionando estandartes para enfeitar as árvores da Praça Saraiva, localizada em frente ao colégio. “A praça recebe a tradicional procissão de Corpus Christi, logo pensamos em levar os alunos a criarem os estandartes que, por sua vez, já fazem parte da tradição da festa”, afirma a professora.

Estudantes confeccionaram tapetes de Corpus Christi em 2016.