Projeto de Orientação Profissional é desenvolvido com estudantes do 9º ano (EF)

11/04/2018 11:57:55 - Por Samira Ramos

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Diocesano realiza o Projeto de Orientação Profissional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é auxiliar os aprendizes no processo de escolha e identificação profissional, minimizando as possibilidades de desacertos ou frustrações no futuro. Durante o ano letivo, serão desenvolvidas atividades relacionadas ao projeto com as turmas.

Para desenvolver o projeto, serão realizadas dinâmicas de grupos, entrevistas individuais, exposição temática, discussões, reflexões e roda de conversas com os pais. A primeira etapa, foi a exposição do tema, em sala de aula, para familiarização dos estudantes com o projeto.

O processo tem início com a busca de autoconhecimento. Em seguida, parte-se para a compreensão da realidade profissional. Por último, o estudante realiza uma síntese apresentando as condições que o levaram a tomar determinada decisão e as consequências dessa atitude.

“Orientar profissionalmente é criar condições para que a pessoa submetida ao projeto reflita sobre o processo e o ato de escolha profissional”, explica a orientadora educacional do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Yloma Rocha. Dessa forma, os estudantes conseguem subsídio para avaliar em quais carreiras suas aptidões poderiam ser melhor aproveitadas.

Veja mais fotos

Deixe um comentário

0 Comentário