Padre Antônio Delfau visita Colégio Diocesano

01/03/2018 12:02:46 - Atualizada em 02/03/2018 08:52:33 - Por Ana Carolina Dias

Durante essa semana, o novo assistente do Economato da Cúria Geral de Roma, Padre Antônio Delfau, SJ, e o administrador da Província BRA, Padre Geraldo Kolling, SJ, estiveram visitando o Colégio Diocesano, Diocesano Infantil, Escola Santo Afonso Rodriguez, Escola Padre Arrupe e o Centro Social Pedro Arrupe. Essa é a primeira visita do padre Antônio Delfau às obras da Companhia de Jesus em Teresina.

Anteriormente ao cargo de assistente de Economato, padre Antônio Delfau foi por cinco anos ecônomo da Província do Chile. Cargo este que ocupava alternando com seu trabalho de diretor da revista chilena “Mensaje”, onde ficou por 19 anos. Já padre Geraldo Kolling, paralelamente ao cargo de administrador da Província BRA, também é diretor presidente da Associação Antônio Vieira.

Diocesano – Já havia visitado o Piauí antes?

P. Antônio Delfau – Sim. Estive no ano passado visitando a província do Brasil. Visitei Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Leopoldo. Agora, tenho a oportunidade de visitar outros estados. Já passei por Fortaleza e Piauí. Vamos agora para Belém, Brasília, Curitiba e Florianópolis.

P. Geraldo Kolling – Sim. Já visitei três ou quatro vezes desde que começamos o trabalho de integração administrativa. Como administrador, existe a responsabilidade de visitar as obras, pois temos a função que chamamos de Revisor de Obras e Comunidades. Temos que informar regulamente sobre as situações das obras.

Diocesano – Com base nas visitas, o que o senhor diria ser a prioridade da Companhia de Jesus nas obras do Piauí nos próximos anos?

P. Antônio Delfau – Não me atrevo a dizer quais são as prioridades para o Brasil porque quem decide é a Província. Mas posso dizer que a Companhia de Jesus mundial está fazendo um planejamento estratégico das prioridades com o novo padre geral, Arturo Sosa, SJ.

Diocesano - Na sua percepção, como a configuração de trabalho em rede afetou o trabalho desenvolvido no Piauí?

P. Geraldo Kolling – Eu creio que o trabalho em rede, com o fato de sermos uma só província, vem se mostrando positivo e favorável. Não só no Piauí, mas na província como um todo. Acredito que há uma crescente sinergia entre os Colégio Santo Inácio (CE) e Colégio Vieira (BA) com o Colégio Diocesano e a Escola Santo Afonso Rodriguez. Consideramos um fruto positivo. Uma vez que todos eles englobam a região do Nordeste. Podemos esperar aumentar essa sinergia.

Diocesano - Qual avaliação pode ser feita do trabalho desenvolvido no Piauí?

P. Antônio Delfau – Uma coisa que me impressionou bastante foi o trabalho de inclusão. O olhar para pessoas com capacidades diferentes. Isso é algo muito bonito e inaciano. É um trabalho admirável e que é feito tanto no Colégio Diocesano quanto na Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) e Escola Padre Arrupe.

p. Geraldo Kolling – Eu creio que o conjunto das obras aqui em Teresina tem evoluído positivamente. Essa sinergia com a rede faz com que nós tenhamos melhores condições de prestar nosso serviço. No ano passado, trabalhou-se o planejamento estratégico. O planejamento faz com que a obra se veja com maior objetividade e consiga se projetar no futuro, vendo seus pontos fortes e fracos, conseguindo realizar melhorias no tempo atual. Acredito que o futuro é de esperança e bons frutos em Teresina.

Veja as fotos