Alunos do Diocesano criam aplicativo para facilitar doações a instituições filantrópicas

13/10/2017 11:51:47 - Atualizada em 01/11/2017 07:37:49 - Por Samira Ramos

A tecnologia oportuniza a ampliação de diversas potencialidades humanas, inclusive a capacidade de fazer o bem. Pensando nisso, quatro alunas do Colégio Diocesano desenvolveram o aplicativo Zeg como projeto da Feira de Conhecimento do Diocesano (DIOFEIRAC) de 2017. O aplicativo se propõe a ser uma ponte entre instituições do terceiro setor e pessoas interessadas em fazer doações.

Aplicativo já está disponível para sistemas Android e em breve para iOS.

Os estudantes Marina Queiroz, Maria Clara Melo, Flávia Rejane, Isabela Vitória, Tarsila Rosal, Gabriel Rodriguez, Francisco Vanduir, Gisele Maria e Márcia Cristina, todos da 1ª série do Ensino Médio, sob coordenação do professor de Física da turma, Franklin Rinaldo,se inspiraram no tema da DIOFEIRAC deste ano: “Paz mundial - o bem do amanhã é feito hoje”. “A nossa ideia era fazer algo hoje para melhorar o amanhã”, afirma Marina. Até o nome escolhido para o aplicativo reflete este desejo: Zeg significa "o dia depois de amanhã", em georgiano.

O aplicativo, já disponível para o sistema Android e em breve também para iOS, aproxima e facilita o contato entre doadores e instituições. Na plataforma, é possível ter acesso a informações sobre diversas organizações da cidade de Teresina. "O interessado faz um cadastro, como doador ou instituição, e escolhe entre as categorias: dependentes químicos, deficientes, abrigo de idosos e lar para crianças", explica Flávia. No caso de cadastros de instituições, será feita uma análise para comprovar a veracidade dos dados.

Ao definir a categoria, o interessado tem acesso a uma lista em ordem alfabética com o nome das instituições que atuam com a especificidade determinada. Cada instituição será brevemente descrita e a pessoa ainda pode conversar com algum representante da instituição diretamente no aplicativo. "É possível abrir um chat e saber qual o melhor horário para ir ao local, por exemplo, além de tirar outras dúvidas", destaca Maria Clara.

A proposta inicial era “fazer algo que ninguém tivesse feito ainda na DIOFEIRAC”, conta Maria Clara. Então, junto com o professor coordenador, os alunos pesquisaram o que poderia ser feito e decidiram criar um aplicativo. A ideia interliga diversas áreas do conhecimento, como a física, matemática, informática, sociologia, filosofia e religião. "Esse aplicativo é um elo entre a instituição que faz um trabalho social e as pessoas que querem contribuir, mas muitas vezes não têm tempo para procurar informações", ressalta Franklin. "Nada melhor que promover o bem-estar de pessoas que necessitam para que elas possam buscar a paz", avalia o docente.

Passo a passo

Na Play Store, procure por "Zeg";

Instale o aplicativo;

Abra o aplicativo e toque na opção "Não tem uma conta? Cadastre-se.";

Preencha seus dados e toque em "Cadastrar";

Na página que se abre, escolha a especificidade com a qual você deseja contribuir;

Em seguida, escolha a instituição desejada na lista;

Com as informações disponíveis, você pode ir ao local, enviar um e-mail ou entrar em contato pelo telefone. Além disso, é possível abrir um chat no próprio aplicativo para tirar dúvidas com a instituição.