Morre Dom José Maria Pires: O bispo do povo

28/08/2017 08:50:07 - Atualizada em 28/08/2017 10:04:18 - Por Ana Carolina Dias

Faleceu, neste domingo, 27 de agosto, aos 98 anos, o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. Ele vivia, nos últimos tempos, na Casa de Saúde dos jesuítas, que funciona adjacente à Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (MG).

Dom Zumbi, como era carinhosamente conhecido, era o bispo mais antigo do País, em ordenação epíscopal. Ele parte definitivamente para os braços de Deus, no mesmo dia (27 de agosto) que outros dois bispos tiveram sua Páscoa: dom Hélder Câmara (27/08/1999) e Dom Luciano Mendes de Almeida (27/08/2006).

Nascido em Conceição do Mato Dentro (MG) aos 15 de março de 1919, foi o terceiro bispo de Araçuaí e o quarto arcebispo da Paraíba. Aos 11 anos entrou para o seminário, ordenando-se padre aos 22, em Diamantina. Sua ordenação a bispo veio em 1957, assumindo a diocese de Araçuaí. Em 1966, assumiu como arcebispo da Paraíba.

Registro de um encontro entre Dom José e Dom Hélder

Ele uniu a calma do mineiro à franqueza do nordestino para defender os mais pobres durante a ditadura militar. Teve no cearense dom Helder Câmara um amigo pessoal e aliado na luta pelos direitos humanos.

Dom José Maria Pires tinha como lema “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Renunciou em 29/11/1995, mas nunca deixou de atuar, principalmente junto aos mais pobres e na formação do Povo de Deus.

Seu trabalho sempre foi pautado na defesa da população mais pobre e dos direitos humanos, buscando promover formas de educar com vistas à mudança social.

Os jesuítas manifestam solidariedade a todos os amigos e familiares de Dom José. Na esperança da Ressurreição, celebramos o dom de sua Vida, que foi vivida, dia a dia, por Amor a Deus e aos irmãos.

O corpo do querido Arcebispo Emérito da Paraíba, será velado a partir das 10h30 na Igreja Nossa Senhoras das Dores localizada na Rua Silva Jardim, 100, Bairro Floresta – Belo Horizonte, MG. Já a missa de corpo presente será celebrada às 12 horas do dia 28 de agosto, no mesmo local do Velório.

Às 14h o corpo será transladado, através de transporte aéreo, para João pessoa (PB) onde receberá as homenagens e o carinho do povo paraibano e será sepultado na Catedral da referida cidade.