Dia de Santo Inácio de Loyola

28/07/2017 11:15:41 - Atualizada em 28/07/2017 11:22:43 - Por Ana Carolina Dias

No dia 31 é comemorado o dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Inácio Loyola era um jovem como muitos outros, vaidoso da alta corte, que se juntou a vida militar. Porém, em 1521, durante a guerra em Pamplona, na Espanha, foi atingido na perna por uma bala de canhão. Esse acontecimento proporcionou mudanças na vida de Inácio, já que devido aos graves ferimentos, permaneceu inválido por um longo período.

Durante esse tempo de recolhimento, Inácio passou por uma transformação espiritual, levando-o a sua conversão, e decidindo assim abandonar o seu estilo de vida e iniciando a sua peregrinação a gruta de Manresa.

Em 1522, após percorrer 700 km e ter um profundo encontro com Deus, iniciou um retiro espiritual no qual escreve os Exercícios Espirituais. Na Universidade de Paris, atual Sorbonne, Inácio encontra os seis primeiros discípulos, com os quais fundaria a Companhia de Jesus. O fruto da deliberação dos primeiros companheiros foi apresentado ao papa Paulo III que aprovou oficialmente a Companhia de Jesus em 27 de setembro de 1540.

Nos dias de hoje, a Companhia de Jesus é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho missionário e por sua atuação nas áreas educacional, espiritual, intelectual e social. Atualmente, são cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes, oferecendo educação de qualidade e produzindo conhecimento para o desenvolvimento social através de pesquisas científicas e do aprofundamento intelectual.

Deixe um comentário

0 Comentário

Fale conosco