Páscoa: momento de renovar a fé

11/04/2017 07:45:26 - Atualizada em 11/04/2017 07:46:23 - Por Ana Carolina Dias

Na Páscoa, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo. Momento de renovação da fé para os cristãos. De acordo com o calendário, a Páscoa ocorre no domingo após a primeira lua cheia outono (no Hemisfério Sul) e primavera (no Hemisfério Norte), final da Semana Santa. Este ano, a celebração acontece no dia 16 de abril.

A data é o encerramento da Quaresma, que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, passando pelo Tríduo-Pascal que tem início na Quinta-Feira Santa, com a celebração da Instituição da Eucaristia e o Lava-Pés, seguida pela Sexta-Feira da Paixão, quando é rememorada a crucificação de Jesus com a adoração da Santa Cruz, tendo como penúltima atividade a Vigília Pascal no sábado de Aleluia.

Segundo o padre Valdivino Teixeira, SJ, coordenador adjunto da Pastoral, a celebração da ressurreição de Cristo possibilita vida nova aos cristãos. "Cada vez que buscamos a renovação e reconciliação com Cristo e nossos irmãos, estamos renascendo e devemos buscar essa renovação no nosso dia-a-dia, não só na Páscoa", ressalta.

Para os mais jovens, a data também é importante como momento de relembrar paixão, morte e ressurreição de Cristo. A estudante Ana Ligia Rodrigues do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação (RJE), entende que o período deve ser de reflexão e agradecimento. "Devemos parar e pensar em tudo de bom que nos acontece. Precisamos agradecer a Cristo a vida que ele sacrificou por nós", diz.

Beatriz Pierot, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), também da RJE, reafirma a lembrança da morte e fé na ressurreição de Cristo em Páscoa. "Esse momento remete à ressurreição e à renovação. É importante vivenciarmos a morte e vida de Jesus para que lembremos que precisamos sempre melhorar", afirma Beatriz.