Aluna é premiada em concurso de cartas

15/04/2016 07:26:46 - Por Samira Ramos

A aluna Ingrid Michelle Araújo Rocha Moura, do 9º ano do Ensino Fundamental, foi classificada na etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas realizado pelos Correios. O concurso cujo tema foi “Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos” estimula os participantes a escrever sobre as expectativas de vida. A aluna, representante do Piauí, segue classificada para a etapa nacional na qual será escolhido um participante para representar o país na fase internacional da competição.

Ingrid conta que escreveu sobre seus objetivos de vida, como o intercâmbio e mestrado que pretende fazer. “Eu tentei motivar a Ingrid do futuro a fazer o que desejo hoje. Quero que ao ler essa carta daqui a alguns anos, se não tiver realizado ainda, esteja determinada a cumprir meus objetivos”, conta. A aluna, que escreve desde criança, diz que foi incentivada pela avó e hoje escreve diariamente como uma forma de relaxamento. “Gosto de reler meus textos, me ajuda a perceber o desenvolvimento da minha maturidade”, ressalta.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las. Na fase estadual, é premiada a primeira melhor redação de cada Estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

Deixe um comentário

0 Comentário