Unindo gerações, projeto da Diofeirac aproxima netos e avós

24/11/2015 12:32:21 - Por Samira Ramos

DSC02331

Desde 2012 alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental realizam atividades que objetivam sensibilizar a comunidade escolar sobre a realidade do idoso.

O Projeto já foi realizado em duas etapas: Na primeira, em 2012, os alunos vivenciaram diferentes atividades com os idosos do Núcleo de Promoção da Terceira Idade Antônio Carneiro, criado e coordenado por membros do colégio Diocesano.

Na segunda etapa, em 2013, o enfoque foram os idosos da Casa São José - Abrigo para idosos, onde os alunos e profissionais de apoio experimentaram ações junto à comunidade da referida instituição.

“Este ano propomos o fortalecimento dos vínculos familiares com aproximação dos alunos com os avós bem como a intervenção com os idosos da Fundação Abrigo São Lucas, para perceberem a importância do vínculo familiar entre jovem e idoso”, explica Eugracilene Melo, professora de Ensino Religioso.

A preparação dos alunos, até chegarem a exposição do trabalho, começou em junho, com o estudo do livro paradidático Cooperação e Igualdade do autor Gabriel Chalita. Depois vieram as visitas ao abrigo, pesquisas no Estatuto do Idoso e a realização de oficina de oração com os avós.

Realizaram, também, uma campanha de arrecadação de leite em pó, fraldas geriátricas e materiais de limpeza e higiene pessoal para doação ao abrigo. O “Contos e Reencontros”, contação de histórias entre alunos do Diocesano e moradores da Fundação Abrigo São Lucas, foi outra atividade que envolveu ainda mais os alunos e os idosos do abrigo.

DSC02297

DSC02342DSC02335