Representantes de turma participam do encontro de liderança inaciana em Minas Gerais

24/11/2015 12:32:21 - Por Samira Ramos

IMG_8442

Líderes de Turma do Ensino Médio do Diocesano participaram do XIX ENAC - Encontro de Alunos Colaboradores, no período de 03 a 06 de setembro, em Juiz de Fora (MG). O encontro teve como temática o Protagonismo Juvenil e as Políticas Públicas e objetivou despertar para o sentido inaciano de liderança na perspectiva da Justiça Social.

Dentro desse contexto o questionamento que permeou o encontro foi - "Para onde caminham as Juventudes?" e qual o papel do jovem diante da realidade social e político atual.

A dinâmica do encontro foi dividida em momentos de exposição de temáticas, vivências da realidade dos vários aspectos sociais e momentos de oração e descontração com apresentações artísticas e culturais.

Além das oficinas que abrangeram a saúde, assistência social, educação e a política envolvendo os estrangeiros, houve discussões em grupos de partilha com os jovens das variadas escolas e monitores que conduziam as discussões.

Segundo a psicóloga do Serviço de Orientação Educacional (SOE), Renata Laís, o resultado fim do encontro foi além de formação política e estabelecimento de consciência crítica. “Pois conseguiu marcar nos jovens a importância dos sonhos, do acreditar na mudança e do amor como meio para tudo isso. Uma vez que a liderança promovida visa, não somente, o tomar a frente de grupos, mas o ser homens e mulheres para os outros”.