Jornada Pedagógica pauta excelência humana e acadêmica

22/01/2022 13:06:00 - Autor Wenner Bandeira

Professores, coordenadores e toda a equipe pedagógica do Colégio Diocesano São Francisco de Sales & Diocesano Infantil – D&D esteve, de 13 a 22 de janeiro, imersa na Jornada Pedagógica 2022, um período de debates, avaliações e planejamentos para alinhar as práticas educativas no colégio no ano letivo, reforçando a educação de excelência e focada na formação integral do ser humano que caracteriza a Rede Jesuíta de Educação.

“A Jornada Pedagógica é um espaço onde toda a equipe analisa a caminhada do ano anterior, atualiza a proposta pedagógica e prepara a caminhada desse novo ano letivo. É o momento que a gente verifica todos os planos, revisitamos as sistemáticas de avaliação e o plano de curso de cada um dos componentes curriculares e áreas de ensino, mas sobretudo um alinhamento de formação em temas específicos”, explica a diretora acadêmica do D&D, Margareth Santos.

Na primeira semana de jornada, além dos momentos de acolhida e celebração religiosa, também foram realizados os encontros por área do conhecimento, para discussão de planejamento e alinhamento das transversalidades, interdisciplinaridades e projetos temáticos. Também foram realizadas diversas oficinas com parceiros que se juntam ao colégio neste ano para incrementar a qualidade do ensino, como The Lab, Geekie One, Nave à Vela e o projeto Mitanga. A primeira semana foi encerrada com o painel “Currículo e Formação Integral: fundamentos de qualidade para uma educação de excelência humana e acadêmica”, seguido dos encaminhamentos da direção.

Na segunda semana, parte dos professores dedicou-se a um retiro inaciano, enquanto os demais focaram nos planejamentos pedagógicos individuais. Além disso, a semana foi pautada pela exposição dos fundamentos do PPI (Paradigma Pedagógico Inaciano) e os debates que se seguiram. Por fim, no último dia de jornada, foi pautado o sistema de avaliação de aprendizagem e o lançamento da Campanha do Cuidado, com o tema “Janeiro Branco”, abordando a importância de cuidar da saúde mental.

Equipe conheceu parceiros que trabalharão com o colégio em 2022

“Nessa jornada nós discutimos o currículo integral na perspectiva de uma educação de excelência humana e acadêmica. Foi um momento privilegiado onde nós tivemos oportunidade de trocar ideias, de atualizar conhecimentos e discutir as temáticas da atualidade e preparar a caminhada de 2022”, segue a diretora acadêmica.

“Essas duas semanas em que estivemos reunidos na jornada foram encontros muito relevantes, onde nós tratamos sobre formação integral e currículo inovador, que é a proposta do Colégio Diocesano e da Rede Jesuíta. Os temas que trabalhamos, aprendemos e socializamos nos deram muitas respostas para estarmos qualificando o nosso fazer”, completa a professora Cláudia Virgínia, coordenadora dos anos ensinais do Ensino Fundamental.