Retorno às aulas no D&D é marcado pela II Semana do Patrono

24/01/2022 13:36:00 - Autor Wenner Bandeira

Além do retorno às aulas para parte das nossas turmas, o dia 24 de janeiro também marca a celebração do dia de São Francisco de Sales, patrono do Colégio Diocesano São Francisco de Sales & Diocesano Infantil – D&D. Por isso, iniciamos hoje a programação da II Semana do Patrono, que terá várias atividades desenvolvidas até a próxima sexta-feira, 28 de janeiro de 2022.

Nesta segunda, a quadra do ginásio José de Anchieta recebeu os alunos do ensino médio para a realização da Santa Missa em homenagem a São Francisco de Sales. Além disso, as turmas do ensino fundamental que já retornaram às aulas também participaram de momentos celebrativos, conhecendo a história de São Francisco de Sales e recebendo um pequeno cartão em homenagem ao santo, assim como um chaveirinho com sua imagem.

“É muito importante a gente estar destacando São Francisco de Sales, que é o patrono da nossa escola e a nomeia. Podemos aprender com ele que a bondade, a caridade e o amor prevalecem acima de tudo, assim como a paciência com o outro. É assim que conseguimos amar e levar as pessoas a Jesus, para conhecer esse amor maior”, afirma a professora e agente de formação cristã Ana Cleia Sousa, referencial da comissão organizadora da Semana do Patrono.

Nesta segunda-feira, retornaram as aulas os alunos do Infantil 1, 2 e 3, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na próxima quarta-feira, 26, retornam os alunos do Infantil 4 e 5, do 1º ano do Ensino Fundamental e do 6º ao 9º ano também do Fundamental, que também participarão da Semana do Patrono na sua acolhida.

Na manhã da próxima sexta, dia 28 de janeiro, ocorrerá uma carreata do Ginásio José de Anchieta, no cruzamento da Rua Olavo Bilac com a Rua 13 de Maio, até o Colégio Diocesano Infantil, na Rua Benjamin Constant, com a entrega de uma imagem de São Francisco de Sales ao colégio e a realização de uma missa em sua homenagem.

O início das aulas está previsto para o próximo dia 24, segunda-feira, para as turmas do Infantil 1, 2 e 3; do 2º ao 5º do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Na quarta-feira, dia 26, começa o período letivo para as turmas do Infantil 4 e 5, além do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

São Francisco de Sales

São Francisco de Sales nasceu em 1567, no castelo Château de Sales, Ducado de Saboia, na França. Para proporcionar-lhe uma boa educação, na intenção de que ele seguisse a carreira pública, seus pais o enviaram para o Colégio de Clermont, uma instituição jesuítica de Paris. Formou-se doutor em Direito Canônico e Civil pela Universidade de Pádua, na Itália, e voltou para a casa de sua família.

Francisco de Sales foi sagrado bispo auxiliar de Genebra em 1599, assumindo definitivamente a diocese três anos depois. Dom Francisco catequisava crianças e adultos, fundou escolas. Ele, juntamente com Madre Joana de Chantal, foram responsáveis por uma grande mudança religiosa na região. Com Dom Francisco, Madre Joana foi cofundadora da Ordem da Visitação, em 1610, tornando-se, depois, santa.

Pelos escritos, pela pregação e aconselhamentos, Francisco realizou verdadeiros milagres em seu apostolado. Por conta dos seus escritos evangelizadores, famosos pelo estilo e clareza, tornou-se padroeiro dos jornalistas e escritores, assim como dos surdos, pois desenvolveu uma linguagem de sinais para ensiná-los a doutrina católica.