Currículo Bilíngue Integrado do D&D contribui para a formação de cidadãos globais

05/01/2022 09:13:00 - Atualizada em 14/01/2022 12:52:37 - Autor Samira Ramos - Edição Geral por Adriana Marques

O Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE), da qual o Colégio Diocesano Infantil e Diocesano São Francisco de Sales – D&D faz parte, tem como foco nos próximos anos a formação de cidadãos globais. Com este propósito, o ensino bilíngue vai além do domínio de um outro idioma, mas surge também como um exercício multicultural de conhecimento e respeito ao outro.

Neste processo, o conhecimento de outras línguas surge como ferramenta comunicativa e cultural, o que é potencializado com um currículo integrado onde o estudo de idiomas ocorre colocado em situações de todo o contexto escolar, e não apenas na aula de uma determinada língua. Esta proposta ataca o mito de que o ensino bilíngue não tem relevância na prática cotidiana, uma vez que vivemos em um mundo globalizado, cercados por anúncios, séries, músicas e outras manifestações culturais em outros idiomas, e o domínio dessas línguas nos permite socializar e ampliar nosso círculo cultural.

O D&D possui ensino bilíngue há 4 anos, e recentemente atualizou sua metodologia em parceria com a U-Education, serviço oferecido pela Universidade Vale dos Sinos (Unisinos) de capacitação de gestores, docentes e colaboradores para desenvolvimento de um programa bilíngue próprio, atendendo às próprias peculiaridades e oportunidades do cenário de cada escola.

O que se espera com um currículo bilíngue integrado é que os estudantes participem de contextos comunicativos, de exploração de conhecimentos variados em áreas distintas e em diferentes campos de experiência, onde utilizarão as capacidades linguísticas e cognitivas variadas do sujeito de modo a desenvolver seus repertórios de língua, saberes e culturas. Neste tipo de aprendizado, o aluno utiliza as línguas como forma de comunicar, se fazendo entender e também entendendo o outro, respeitando as diferentes manifestações dessas línguas e dos repertórios linguísticos e culturais dos outros sujeitos.

É nesta perspectiva que o ensino bilíngue do D&D extrapola o âmbito das aulas dentro de sala, explorando a integração entre a língua e os demais conteúdos na proposta curricular e também diferentes espaços escolares na sua implementação. É um currículo bilíngue multidimensional, permitindo ao aluno o acesso a outras culturas através da língua-alvo, exercitada diretamente pelas práticas cotidianas do uso da linguagem.