Colégio Diocesano São Francisco de Sales sedia fórum estadual das escolas católicas

09/10/2021 16:21:00 - Autor Wenner Bandeira

No dia 09 de outubro de 2021, um sábado, o auditório Padre Antônio Veiria, SJ, foi o palco das discussões do Fórum dos Estudantes da Anec (Associação Nacional das Escolas Católicas) no Piauí. Com o tema “Ação e Conversação”, e o lema “dialogar: os passos para a construção de uma educação humanista”, o evento propôs reflexões a partir do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.

Após um momento de acolhida e apresentação com os estudantes e profissionais das escolas da ANEC, os participantes ouviram uma palestra abordando o tema da educação humanista, centrada no ser humano e no que ele pode fazer pelo próximo. Após isso, os estudantes se reuniram em grupo para debater o que acabaram de ouvir e ressoar o que absorveram e podem aplicar no seu dia a dia.

“Foi além das minhas expectativas. A palavra da palestrante foi muito oportuna, ao pontuar que a mudança depende da gente, que a gente veja os outros com outros olhos e saia mais do nosso mundo. Eu vejo que falta muito isso hoje”, conta Amanda Mariz, 16 anos, estudante do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

“Acho que nós fortalecemos o vínculo enquanto escolas católicas, e também realizamos a interação entre os jovens para discutir um tema tão importante que é a educação humanista, que vem chamando a atenção do nosso Papa Francisco, através do seu pensamento no Pacto Educativo Global”, pontua o Ir. Jorge Luiz, da pastoral da Anec.

“Para nós, como escola católica, esse é um momento de grande partilha e acolhimento, e vai ao encontro de uma das nossas máximas: em tudo amar e servir. Fazemos assim que os laços entre as escolas católicas se fortaleça cada vez mais para a evangelização dos nossos jovens”, conclui Roberivan Mariano, coordenador de formação cristã do Colégio Diocesano São Francisco de Sales.