Volta às aulas presenciais do D&D

25/01/2021 00:00:00 - Atualizada em 24/01/2021 10:41:37 - Autor Samira Ramos

O ano letivo 2021 do Colégio Diocesano e Diocesano Infantil – D&D tem início hoje 25 de janeiro de 2021, em conformidade com o Protocolo Específico 001/2021, aprovado pelo Decreto nº 19.429, de 08/01/2021. Esse retorno às atividades presenciais ocorrerá de forma optativa, tendo os pais e responsáveis o direito de escolherem pelo retorno presencial ou não do filho. Caso optem por não retornar presencialmente, a criança e/ou adolescente poderá assistir às aulas de forma remota.

Garantindo a segurança de todos, os primeiros dias de aula dos segmentos irão ocorrer de forma escalonada. No dia 25 de janeiro de 2021 retornam as turminhas do Infantil 5 e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (EF). Já no dia 26 de janeiro de 2021, voltam as turmas de 4º e 5º anos EF. Os pequenos do Infantil 1, 2, 3 e 4, assim como os alunos dos 6º e 7º anos EF, retornam no dia 27 de janeiro de 2021. Os 8º e 9º anos EF voltam às aulas no dia 28 de janeiro de 2021, e o Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) fecha a programação de retorno no dia 1º de fevereiro de 2021.

Na Educação Infantil, as aulas presenciais serão complementadas com atividades assíncronas (a serem realizadas pelo Portal Moodle) e com os Kits de Atividades. As famílias que não optarem pelo ensino presencial, por sua vez, receberão uma programação de atividades diárias (síncronas e assíncronas), por meios digitais (Teams e Moodle) e impressos, que serão mediadas, acompanhadas e avaliadas sistematicamente pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica.

Já as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio contarão com o formato híbrido, já utilizado pelas turmas da 3ª série do Ensino Médio em 2020. Esse formato consiste em aulas presenciais associadas a recursos e atividades não presenciais, por mídias físicas (atividades impressas) e/ou digitais (Teams e Moodle) de forma síncrona ou assíncrona. Além disso, as aulas realizadas de forma presencial serão transmitidas e gravadas para os estudantes que estiverem em casa.

Para que todos os estudantes que anseiam pelo retorno presencial possam ser contemplados, ao mesmo tempo que seguimos os protocolos de biossegurança, para 2021 será adotada a sistemática de rodízio. Ela consiste na divisão da turma em, pelo menos, dois grupos, para a garantia do distanciamento necessário nas salas de aula e nos demais espaços coletivos do colégio. No rodízio, cada grupo assiste às aulas permutando uma semana em aulas presenciais e outra semana em aulas remotas. Os estudantes e seus pais que aderirem as aulas presenciais receberão o aviso pelo aplicativo do Diocesano On-line.

Quer saber sobre os protocolos de biossegurança adotados pelo D&D? Clique aqui e confira a nossa cartilha. Juntos, venceremos mais essa etapa!

Confira algumas dicas de cuidados: