Diretores de Teresina apresentam o resultado de suas pesquisas na Jornada Pedagógica

22/01/2021 09:33:00 - Autor Samira Ramos

A webinar “Gestão Educacional na Rede Jesuíta de Educação (RJE): Experiência de Direção Geral em Teresina” foi uma manhã de integração entre as equipes técnico-pedagógicas das três unidades de Educação Básica da RJE: Colégio Diocesano e Diocesano Infantil – D&D, Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) e Escola Padre Arrupe. Os diretores gerais das instituições jesuíticas apresentaram o resultado de suas dissertações durante a Jornada Pedagógica 2021 em uma mesa redonda virtual mediada pelo professor Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, em Curitiba (PR), e coordenador do Comitê e Programa de Formação da RJE.

O Diretor Geral do D&D, Ir. Marcos Epifanio Barbosa, SJ ressaltou a importância da promoção de momentos que reúnam as três unidades de Teresina. “Esse é um momento de alegria. Mesmo sendo um tempo atípico, não poderíamos deixar passar a oportunidade de unir a todos, principalmente, neste período onde podemos nos conectar de diferentes lugares”, pontuou.

Nas palavras do Diretor Geral, para este ano letivo, devemos carregar conosco três Ss: “Segurança, Seriedade e Serenidade. Esses são os três dons que desejo a todos os colaboradores estratégicos, operacionais e táticos. Se bem vivermos esses dons, conseguiremos viver bem em 2021”, ressaltou Ir. Epifanio.

O Diretor Administrativo-Financeiro do D&D, Ir. Erick Viana, SJ, também falou diretamente com o público durante a abertura, afirmando que a webinar se tratava de um “momento simbólico, que marca o retorno dos profissionais da pasta pedagógica. E, por isso, a importância de lembrarmos os protocolos de segurança e segui-los mesmo fora do ambiente em que trabalhamos. Assim, poderemos ter um 2021 de muita esperança”, relembrou.

A Professora Margareth Santos, Diretora Acadêmica do D&D, também ressaltou os sentimentos de alegria e esperança sendo vivenciados. “Neste momento, somos envolvidos pelo sentimento de alegria por estarmos compartilhando ideias, e o sentimento de esperança, por estarmos enfrentando juntos os desafios, visando um novo começo”, afirmou a diretora.

Os Diretores Ir. Epifanio, do D&D; Professora Dalva Rocha, da Escola Padre Arrupe; e Professora Rosemere Impéres, da ESAR, apresentaram suas pesquisas de mestrado que convergiram para analisar e pesquisar, em diferentes proposições, questões sobre a gestão educacional. Ir Epifanio pesquisou sobre a gestão educacional em sua correlação com a formação continuada de professores e com a identidade institucional. Professora Rosemere, por sua vez, fala sobre as contribuições das famílias para a prática da Direção Geral de uma escola da RJE. Já Professora Dalva analisa os desafios e experiências entre gestão educacional e formação integral.

Diretores da RJE em Teresina apresentam suas dissertações

Confira as dissertações dos diretores clicando nos links abaixo:

Ir. Marcos Epifanio Barbosa Lima | Gestão educacional: formação continuada de professores frente à identidade institucional

Rosemere Impéres | Gestão escolar e participação das famílias: contribuições para a prática da direção geral de uma Escola da Rede Jesuíta de Educação

Dalva Rocha | Gestão educacional e formação integral: experiências e desafios nas escolas e colégios da rede jesuíta de educação

Confira o álbum de fotos da 1ª semana da Jornada Pedagógica 2021!