Marcos Epifanio Barbosa Lima assumirá como novo Diretor Geral dos Colégios Diocesano e Diocesano Infantil

13/11/2020 22:43:00 - Atualizada em 26/11/2020 11:11:39 - Por Lisiane Mossmann

Os colégios Diocesano e Diocesano Infantil receberão, a partir de 8 de dezembro de 2020, dia da Imaculada Conceição, seu novo Diretor Geral, Irmão Marcos Epifanio Barbosa Lima, SJ, que desde 2016 servia na função de Diretor Geral do Colégio São Francisco Xavier, no bairro do Ipiranga, SP-SP. O jesuíta, natural da cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas (AL), é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Espiritualidade Inaciana pela Universidad Pontificia de Comillas, em Madrid, na Espanha, Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Doutorando em Educação pela mesma Unisinos.

Toda a sua educação Básica foi vivida num dos Colégio das Religiosas do Santíssimo Sacramento - Sacramentinas - e, através delas, Irmão Epifanio foi apresentado à Companhia de Jesus ainda na adolescência, como uma possibilidade de suprir os anseios que já se apresentavam por meio de perguntas, partilhas sobre Deus e maiores sentidos para a vida. Para entrar na Companhia, saiu de sua cidade natal e do lar de seus familiares, uma vez que não há obras da Companha de Jesus em Alagoas desde a sua supressão no século XVII. Tomando assim a decisão de, aos 16 anos, seguir o chamado de Deus e sua vocação religiosa como Jesuíta Irmão.

Na Rede Jesuíta de Educação (RJE), Irmão Epifanio foi, por quatro anos e meio, Diretor Geral do Colégio São Francisco Xavier, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Além disso, entre outras missões, tem passagens como Pastoralista, professor, assessor pedagógico e coordenador de Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral para o Turno Noturno do Colégio Antônio Vieira (Salvador - BA). Ele também é membro da Rede SERVIR de Espiritualidade Inaciana, Rede responsável por articular ações da Companhia de Jesus no Brasil quanto à Espiritualidade Inaciana e à Colaboração com Outros.

Irmão Epifanio também é escritor, tendo – entre monografias, organizações, escritos avulsos e livros editoriais, - mais de dez publicações produzidas e lançadas nos últimos anos, entre “Cartas para Reformar a Vida”, "São Francisco Xavier: Uma vida entregue à missão", “Luz Câmera Oração: 30 filmes para ajudar a rezar ao estilo inaciano”, "Dicionário de Sentimentos: 500 sensações possíveis para um caminho do amor ao serviço Vol. I".

*Com informações do portal Jesuítas Brasil

Deixe um comentário

0 Comentário

Retomada das atividades presenciais:
acesse nosso protocolo de retorno
Fale conosco

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados ​​para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias.