Webinars da RJE tratam sobre Lideranças e Comunicação

16/10/2020 10:26:00 - Atualizada em 20/10/2020 09:02:05 - Por Samira Ramos

Facilitadas pela professora Irene Reis dos Santos, da CORE (Comunidade Reinventando a Educação), foram promovidas formações virtuais com os Educadores da RJE. Elas foram divididas em duas temáticas: “Liderança Reinventada: contexto inaciano” direcionada às equipes diretivas e “Comunicação Reinventada: contexto inaciano” direcionado às lideranças intermediárias e equipes pedagógicas, reunindo cerca 360 participantes.

Mediadora do primeiro webinar, Angélica Engel, Coordenadora da Formação Cristã do Colégio Anchieta -RJ, partilhou: “Foi uma experiência provocativa, baseada na reflexão sobre a prática. Irene destacou a importância do cuidado de si, da qualidade de vida e de formar comunidades de aprendizagem. Não trouxe definições, mas um olhar reinventado sobre a liderança, partindo do pressuposto de que é impossível progredir sem mudança”.

Comunicação não-violenta (CNV)

A CNV foi tema central do segundo webinar que reuniu centenas de educadores da RJE. Teve como objetivo a experimentação de práticas que possam ser multiplicadas com os colaboradores das equipes, para desenvolver comunicação assertiva e amorosa, que responda ao cenário de conflito, atendendo às necessidades observadas e traduzidas em pedidos.

A mediação foi feita pelo Prof. Alessandro Quadrado, Orientador de aprendizagem do 9º ano do Colégio Medianeira (PR), que começou o encontro dizendo: “O clima escolar é ligado, necessariamente, ao zelo”. Os princípios, práticas e materiais sobre Comunicação Não-Violenta foram recebidos com interesse e bom humor pelos participantes.

A Rede Jesuíta de Educação (RJE) tem promovido ao longo do ano, vários momentos de formação com os gestores, docentes e colaboradores na intenção de formar, acolher e promover trocas entre as comunidades educativas da Rede. Esses momentos abordam as mais diferentes temáticas, indo de temas de cunho pedagógico até aos cuidados com a saúde mental e física.

Por Rede Jesuíta de Educação

Confira algumas destas webinars clicando aqui.