Jornada Pedagógica em formato remoto marca o planejamento para 2020.2

05/08/2020 12:08:00 - Atualizada em 05/08/2020 12:17:11 - Por Samira Ramos

O retorno do corpo docente na segunda-feira, 3 de agosto, marcou o início da segunda etapa da Jornada Pedagógica do ano letivo de 2020. Por conta das circunstâncias atuais, os encontros dos gestores e professores para a realização dos planejamentos, participação em capacitações e alinhamento do currículo, estão sendo realizados pela primeira vez de forma totalmente remota. Todas as atividades são feitas pelo aplicativo Teams, usado institucionalmente desde o início da pandemia.

Mesmo no formato on-line, a Jornada Pedagógica não deixou de contar com a tradicional acolhida feita pelo diretor geral, padre Vicente Palotti Zorzo, SJ, com os momentos de Oração Inicial com Pausa Inaciana, promovidos pela equipe de Formação Cristã. Até o intervalo, anteriormente um momento dedicado para lanches e conversas, ganhou uma nova roupagem ao se tornar um momento de relaxamento e entretenimento cultural, guiado por professores e profissionais de dança, educação física, música e contação de histórias.

Na programação da Jornada, os professores, gestores e toda a equipe técnico-pedagógica do Colégio foram também contemplados com os seguintes espaços de formação e intercâmbio de conhecimento com profissionais convidados: “Metodologias Ativas e Ensino Hibrido”, formação organizada em dois tempos, para o atendimento dos grupos da Educação Infantil ao Ensino Médio, conduzida pelos cofundadores da Tríade Educacional, professora Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e mestre em educação, e Leandro Holanda, Mestre em ciências pela USP e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP; Roda de Conversa Virtual com a exploração do tema “Ensinar e Aprender em novos formatos”, conduzida pela professora Margarida Rosa e o professor Mardônio Oliveira, da editora SM; e ainda a palestra “Redimensionamento do fazer pedagógico para aulas remotas”, com a professora Solange Novaes Petrosino, da Editora Moderna.

Docentes e gestores participam de palestras com convidados

Os planejamentos por segmentos de ensino foram organizados em salas virtuais, que ocorrem de forma simultânea no teams. Na oportunidade, os docentes realizam a reorganização do plano de curso para o segundo semestre, avaliando a essencialidade do currículo e evidenciando as habilidades/objetos do conhecimento que deverão ser contemplados neste ano e os que deverão ser retomados nos planos de ensino para o ano seguinte.

Para o diretor geral, padre Vicente Palotti Zorzo, SJ, após um semestre complexo em que uma situação inusitada exigiu rápidas e eficientes mudanças no planejamento, para o segundo semestre precisamos continuar nos qualificando no modo de proceder, para que, em retorno, os estudantes tirem mais proveito dos estudos. “No primeiro semestre conseguimos responder a tempo e a contento. Foram meses difíceis para todos, mas temos muito que celebrar as conquistas. Começaremos o segundo semestre a postos e dispostos para o que vier ao nosso encontro. Tenham a certeza de que 2020 não foi um ano perdido, mas um tempo de fixar as raízes no conhecimento que solidifica as nossas convicções”, afirma.

A Jornada Pedagógica continuará a ser realizada ao longo de toda a semana, concluindo suas atividades no sábado, 8 de agosto, quando será promovida uma palestra para todos os colaboradores sobre o medo e a ansiedade em tempos de pandemia, ministrada pelos profissionais do Serviço de Psicologia Escolar.

Deixe um comentário

0 Comentário

Fale conosco