Jornada Pedagógica promove reflexões sobre a prática educativa

14/01/2020 15:13:00 - Por Lisiane Mossmann

A primeira etapa da Jornada Pedagógica de 2020, promovida com gestores e professores do Colégio Diocesano e Diocesano Infantil, traz para debate o tema “Currículo: desafios e perspectivas”. Do dia 13 até 20 de janeiro, os educadores participam de capacitações e reuniões por segmentos de ensino, tendo como objetivo principal fazer o alinhamento das atividades do currículo escolar.

De acordo com o assessor pedagógico, professor Julival Alves, a Jornada Pedagógica é um momento de fundamental importância para o planejamento do ano letivo, uma vez que incentiva a reflexão sobre a prática educativa. “Somos privilegiados de ter esse momento de reflexão e planejamento coletivo de ações para o ano que se inicia, a partir de desafios teórico-práticos e de questões fundamentais à atualização do processo pedagógico que nos são apresentados a cada ano”, ressalta o professor.

Jornada Pedagógica é um momento de fundamental importância para o planejamento do ano letivo

A ideia é que seja dada continuidade ao trabalho desenvolvido durante as edições anteriores da Jornada, utilizando o tema como principal provocador das reflexões sobre a prática educativa e, consequentemente, do currículo do colégio. Ainda de acordo com o assessor pedagógico, a temática se faz ainda mais importante em meio às novidades para o ano de 2020. “Estamos fazendo implementações importantes no currículo do Ensino Fundamental, que ajudam a dar maior concreticidade a componentes que evidenciam sua natureza de formação integral. O colégio também vem se mobilizando amplamente na ressignificação do currículo do Ensino Médio, com especial atenção ao entendimento conceitual e operacional das áreas de conhecimento e dos itinerários formativos, conforme indicam a BNCC”, afirma.

Além dos momentos em que estão divididos em grupos – reunidos por áreas e segmentos de ensino – a Jornada Pedagógica também inclui momentos coletivos: o evento também contará com a palestra “O Cenário atual da educação básica: contexto, desafios e perspectivas”, ministrada pelo padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Deixe um comentário

0 Comentário