Férias: O que as crianças gostariam de fazer?

30/11/2019 00:00:00 - Atualizada em 30/11/2019 11:16:10 - Por Ana Carolina Dias

As crianças parecem ter sempre energia de sobra, né? Com o período das férias escolares, o pique dos pequenos fica ainda maior! Já pensou o que fazer com esse tempo livre?

O Diozinho conversou com algumas crianças e parece que o clima quente da capital só reforçou um pedido: Praia! Lavínia Moura Fé, 5 anos, Infantil II, disse que está ansiosa pelas férias no litoral. “Eu quero ficar muito tempo na água! ”, exalta a aluna. João Guilherme farias, 6 anos, Infantil II, afirma: “Já não aguento mais esperar pelo banho de mar! ”.

A psicóloga do Colégio Diocesano Infantil, Cássia Dias, diz que para um bom aproveitamento das férias, o ideal é que sejam equilibrados momentos de atividade direcionada e momentos de atividade livre. “Organizar a rotina de banho, leitura, lanches, que também podem ser de forma mais divertida como um piquenique ou algo com os colegas”, afirma a psicóloga. Cássia ainda lembra da importância do cuidado com o tempo nos eletrônicos: “A Associação Brasileira de Neurologia sugere o tempo máximo de uma hora por dia para crianças até 6 anos”, relembra a colaboradora.

Sabendo que existem muitas opções de diversão dentro e fora de casa, a equipe do Colégio Diocesano Infantil preparou algumas dicas para que a família inteira possa vivenciar as férias com alegria!

1– Pote da brincadeira

Lista de brincadeiras e atividades, como pintar, desenhar, jogar (memória, quebra-cabeça, etc), ler um livro e assim por diante que a família inteira pode fazer junta durante os dias.

2- Galeria de artes

Montar um varal com os desenhos e pinturas dos pequenos! Sejam as escolares ou produzidas em casa. Usando muita criatividade e aproveitando o tempo juntos.

3- Cozinhando em família

Têm várias receitas que as crianças adorariam de fazer com as famílias. Os pequenos vão adorar colocar, literalmente, a mão na massa!

4-Cinema em Casa
Vai começar o período das quadras chuvosas! Que tal aproveitar os dias nublados para se reunir na sala com muito amor e pipoca para ver filme juntos?

5- Hora da leitura

Os pequenos adoram histórias. Então, vale a pena caprichar na leitura e contação, inclusive usando fantoches, ursinhos de pelúcia, instrumentos musicais e outros recursos.