Alunos do Diozinho se preparam para a II Feira Sustentável do colégio

29/10/2019 00:00:00 - Atualizada em 11/11/2019 11:21:35 - Por Ana Carolina Dias

“O urgente desafio de proteger nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. ”

Papa Francisco

A II Feira Sustentável do Colégio Diocesano Infantil é a culminância de estudos e atividades desenvolvidas com os pequenos por meio do Projeto Veredas. Uma ação multidisciplinar de sustentabilidade social que, em parceria com as atividades de educação financeira do Diozinho, estão trabalhando em prol do sonho coletivo de cada turma. A Feira acontece nessa quinta-feira, dia 31.

O Projeto Veredas é uma ação proposta pelas obras da Companhia de Jesus em Teresina, com o intuito de contribuir para a promoção da justiça socioambiental por meio do processo de conscientização e formação integral nas unidades. O propósito é estimular a comunidade educativa a adotar atitudes mais sustentáveis na rotina diária. Assim, é possível reduzir os impactos à natureza no ambiente escolar.

Os alunos do Infantil I ao 1º ano do Ensino Fundamental participam das ações da feira, que está em sua segunda edição. Os alunos do Infantil I escolhem e doam alguns de seus brinquedos para a venda. Já o Infantil II, tem trabalhado com material reciclado para criar novos brinquedos e os alunos do 1º do Ensino Fundamental estão cuidando da parte gastronômica da feira, com a barraca “Doces Sonhos”.

A coordenadora pedagógica do Infantil II e 1º ano do Ensino Fundamental, Deborah Helany Castro, conta que é importante a prática da sustentabilidade no ambiente escolar: “Além de economizar água, energia, os alunos estão criando consciência. Para ganhar o brinquedo, a criança aprende que alguém trabalhou para fazer, pagar e comprar o presente”, explica. Deborah ainda reforça que para formar seres socialmente sustentáveis é necessário um equilíbrio, além de financeiro, que é físico e emocional.

Na feira, também terá a participação de agricultores da Feira Agroecológica e Cultural da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que terá um estande com produtos gerados da agricultura familiar. A animação será por conta da Banda Remã-Remã!

Serviço:

II Feira Sustentável

Local: Colégio Diocesano Infantil

Horários: 7h30min às 9h / 11h às 12h30min (manhã).

13h30min 15h / 17h às 18h30min (tarde).