Como anda seu 3G?

18/10/2019 00:00:00 - Atualizada em 18/10/2019 10:24:23 - Por Ana Carolina Dias

A Feira de Conhecimento, Sensibilização, Mobilização, Protagonismo e Empreendedorismo Social do Diocesano, a Diofeirac 2019, está chegando cheia de novidades. O evento será palco para apresentar as ações de intervenção elaboradas pelos estudantes a partir do mote “Projetos inovadores para a construção de um mundo melhor”. Os trabalhos do 1º ano do Ensino Fundamental com o tema: “3G: Gentileza; Generosidade e Gratidão” serão apresentados nos dias 22, no Colégio Diocesano, na Praça Saraiva, bem como os desenvolvidos pelos estudantes do 2º ao 5 º ano do Ensino Fundamental. Também integram a feira alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que mostrarão seus projetos nos dias 24 e 26 de outubro.

As ações multidisciplinares com os pequenos vêm sendo desenvolvidas desde o começo do ano por meio do projeto SEMPRE (Sensibilização, Mobilização, Protagonismo e Empreendedorismo Social). O primeiro momento foi a apresentação dos objetivos do projeto às famílias, no intuito de um trabalho conjunto entre família e escola e de abrir espaço para a prática criativa da generosidade, gratidão e gentileza e, com isso, gerar bem-estar nas relações.

A primeira ação externa foi o "Dia do Abraço" quando os alunos receberam toda a comunidade escolar (pais, estudantes, professores, colaboradores) com um caloroso abraço na entrada do Diozinho. A coordenadora pedagógica do Infantil II e 1º ano do Ensino Fundamental, Deborah Helany Castro, conta que a atividade “Caçadores do Bem” também envolveu toda a comunidade escolar: convidados falavam de ações e projetos que disseminavam boas práticas para o bem comum. “Os pais relatam que as crianças percebem a importância de ajudar o outro com os seus dons. Hoje, os estudantes não só falam dos 3Gs, eles identificam e reproduzem as atitudes que contemplam esses valores”, afirma a coordenadora.

“Eu sei que não preciso de tantos brinquedos, pois há crianças que não os têm.” Miguel Marques, 7 anos, aprendeu ser mais generoso e lembra bem das doações que sua turma a famílias em situação de vulnerabilidade social. Miguel diz que não pensava muito nisso antes, mas generosidade se transformou na sua palavra preferida dos 3Gs. Já Maria Valentina Barbosa, 6 anos, elegeu a gratidão. “A palavra que é mais importante agora é gratidão. Ser grata pelos meus amigos, pelos meus pais, pela minha escola e por tudo que tenho”, enfatiza a aluna.

A Diofeirac 2019 é a culminância do Projeto SEMPRE. A proposta do SEMPRE contempla um conjunto de competências e habilidades previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e na Formação Integral Inaciana. “O Projeto SEMPRE busca responder de forma concreta a preocupações e indicativos contemporâneos que evidenciam a necessidade crescente de um protagonismo das novas gerações em ações voltadas à transformação social, de forma criativa, inovadora e empreendedora”, salienta o assessor pedagógico Julival Alves.