Qual animal é interessante?

23/09/2019 11:00:00 - Atualizada em 23/09/2019 11:54:09 - Por Ana Carolina Dias

“O meu animal preferido é o Tiranossauro Rex. Mas ele não existe mais”, conta João Amâncio, 5 anos, aluno do Infantil I. Hoje, João e seus coleguinhas falaram sobre os animais que mais achavam interessantes, assim eles ampliam noções de espécie, habitat, sons, alimentação e aprendem a diferenciar a relação dos distintos animais com o homem.

No primeiro dia do projeto, os alunos fizeram piquenique na fazenda: brincaram de “Que Som É Esse? ”, conheceram alguns animais, conversaram sobre o conceito de “extinto e em extinção” e meios de colaborar com a preservação ambiental.

As crianças do 1° ano do Ensino Fundamental, Isabela Meneses e Pedro Félix, 7 anos, compartilham um gosto em comum: a vida na fazenda! Contam que adoram o ambiente por ter mais espaço para correr, brincar e subir em árvores. Pedro ainda acrescenta: “Desde criança eu sei montar em vaquinha e cavalo. Não tenho mais medo. ”

Segundo Eva Barros, coordenadora pedagógica do Maternal ao Infantil I, trabalhar vivências integrativas com as crianças desde cedo, com a linguagem adequada, está em harmonia com a encíclica do Papa Francisco “Laudato si”, de 2015, que fala sobre a importância de falarmos de “ecologia integral” onde entendemos que “tudo está conectado”.

A coordenadora lembra, também, do compromisso ambiental já firmado pelo Colégio com o Projeto Veredas, que realiza ações de conscientização e de preservação. "O propósito é estimular a comunidade educativa a adotar atitudes mais sustentáveis na rotina. Assim, é possível reduzir os impactos à natureza no ambiente escolar", ressalta.

Deixe um comentário

0 Comentário