Rede Jesuíta de Educação promove 1º Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica e o 6º Congresso Inaciano de Educação

23/09/2019 07:00:00 - Por Camila Oliveira

Celebrando seus 5 anos, a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) promove, no período de 2 a 5 de outubro de 2019, nas dependências do Colégio São Luis (SP), o 1º Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica e o 6º Congresso Inaciano de Educação. Buscando ampliar a discussão sobre Educação para a Cidadania Global, o evento irá percorrer o caminho de renovação trilhado pela RJE nos últimos cinco anos, inspirando itinerários traçados para a formação de cidadãos globais, a partir da educação integral inaciana.

São esperados mais de 300 participantes, dentre eles professores, diretores, coordenadores e estudantes das 17 Unidades da Rede, além de convidados de colégios da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e das outras redes da Província dos Jesuítas do Brasil. Serão 4 dias de mesas-redondas, oficinas, grupos de partilha e palestras. O Congresso será apenas para convidados, mas os interessados nos temas poderão acompanhar as transmissões simultâneas disponíveis por meio do site http://www.redejesuitadeeducacao.com.br.


Dentre os palestrantes confirmados estão:

- Pe. José Roberto Mesa, Secretário Mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus, que fará a abertura do Congresso falando sobre a Educação Jesuíta para a Cidadania Global;

- Prof. Fernando Reimers, professor da Fundação Ford de Prática em Educação Internacional e do Programa de Política de Educação Internacional da Universidade de Harvard, que irá responder a perguntas sobre o tema currículo: desafios e práticas inovadoras em Educação para a Cidadania Global.

- Prof.ª Bernadete Gatti, pedagoga e psicóloga, que discutirá a Educação para a Cidadania Global - Formação de Professores;

- Pe. Luiz Fernando Klein, Delegado para a Educação da Conferência de Provinciais na América Latina e Caribe (CPAL), que mediará uma mesa redonda sobre a promoção de uma educação para a Cidadania Global - Traçando rotas.


Entenda mais sobre a Cidadania Global:

A Cidadania Global é o tema central do 1º Congresso da Rede Jesuíta de Educação, à medida que objetiva o desenvolvimento de uma consciência e de uma formação capazes de mobilizar as pessoas a ativamente buscarem soluções para os desafios de uma sociedade global, por meio da educação. A promoção da compreensão sobre o significado do que é ser um cidadão global, bem como o reconhecimento do que é assumir esse papel com as suas responsabilidades, direitos e deveres, também fundamenta essa transversalidade temática. Diversidade e inclusão (cultural, social, política, linguística, identitária, por exemplo), justiça social, formação científica a partir das perspectivas de uma educação humanística, entre outros, são conceitos que contribuem com a estruturação dos fundamentos do conceito e dos valores referentes à Cidadania Global.

Para mais informações, acesse o site: http://www.redejesuitadeeducacao.com.br e siga a página da RJE no Facebook: https://www.facebook.com/RedeJesuitadeEducacao/


Agenda:

1º Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica

Período: 02 a 05 de outubro de 2019

Local: Colégio São Luís – São Paulo

Deixe um comentário

1 Comentário

albino veloso de oliveira
Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019 às 11:36
Será um grande evento. A participação é um grande privilégio. Desejo ter acesso aos anais para ler as conferências, todas são muito importantes, e assim, ter mais subsídios para os próximos desafios nesse apostolado da educação. A cada desafio apresentado precisamos ressignificar, redimensionar nossas ações com a força da iluminação divina e desse novo "impulso apostólico" revigorado pela fé e pelo trabalho na edificação de um mundo novo, agora animado pela consciência de um renovado protagonismo na construção de uma cidadania global.