Sonhos que se sonham juntos

22/08/2019 00:00:00 - Atualizada em 22/08/2019 08:32:12 - Por Ana Carolina Dias

Todo mundo tem um sonho, né? De curto, médio e até de longo prazos. Mas, quando esse sonho é coletivo? Pois, o sonho da turma do Infantil II é fazer um passeio ao Kingo Park. Para isso, a turma já está planejando quanto é preciso economizar e quais atividades serão feitas para arrecadar o valor necessário para realizá-lo. Para o passeio ao parque, farão bingo, feira do brinquedo sustentável e metas de economia semanal.


Esse projeto faz parte das vivências de Educação Financeira do Colégio Diocesano Infantil. As crianças seguem os passos: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. As etapas giram em torno do sonho coletivo. Na primeira fase, a turma define uma meta individual e outra coletiva. Aí, os pequenos começam a desenvolver as estratégias para a realização do sonho coletivo. Cada aluno se empenhará para alcançar sua meta individual em prol da realização do sonho coletivo.

Francisco Nicolas


O Francisco Nicolas Abreu, 5 anos, nunca tinha tido um cofre e agora está empolgado poupando para realizar seu sonho: “Quero comprar um helicóptero-robô. Com controle remoto! Para poder controlar correndo ou sentado”, conta animado.

Gabriel Davi

Já Gabriel Davi , 5 anos, quer brincar de tirolesa no Kingo Park e é para isso que está economizando. Para realizar o segundo sonho, Gabriel diz que não precisa, necessariamente, de dinheiro: “Quero ter animais em casa! Depois junto no cofre para comprar comida para eles”, finaliza sorrindo. 

O projeto trabalha com sonhos materiais e imateriais. As professoras desenvolvem o conceito em sala e muitos dos alunos falam sobre piqueniques e noite do pijama como sonhos imateriais. A Educação Financeira também envolve conscientização de preservação de recursos naturais e preservação ambiental.

A coordenadora pedagógica do Maternal I ao Infantil I, Eva Barros, afirma que a mudança nos comportamentos dos alunos é evidente. “Desde saber quanto precisa para comprar um lanche até que é necessário economizar e promover ações, caso queiram algo de maior valor.”

Deixe um comentário

0 Comentário