Colaboradores e alunos do Colégio Diocesano Infantil vivenciam os caminhos de Santo Inácio

02/08/2019 00:00:00 - Atualizada em 05/08/2019 09:47:00 - Por Ana Carolina Dias

No Colégio Diocesano Infantil começa amanhã, sábado, os “Caminhos de Inácio.” O projeto desenvolvido pela Formação Cristã é uma ação que faz parte da Semana Inaciana e convida colaboradores a refletir sobre as vivências de Santo Inácio associadas à vida atual.

Em sua biografia, Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus refere-se a si mesmo como peregrino. Inácio partiu de sua casa na cidade de Loyola, no País Basco (Espanha), e seu peregrinar, físico e espiritual, atravessou as regiões de Navarra, La Rioja, Aragão e Catalunha, até Manresa, depois de uma pausa no Santuário da Virgem do Montserrat.

Padre Pedro Vicente, SJ, conta que neste sábado, 3, o corpo docente vai fazer a peregrinação em seis etapas da vida de Santo Inácio. Durante a semana, as professoras vão adaptar as vivências para trabalhar com os estudantes. “A peregrinação deve ser interior e exterior e é isso que vamos vivenciar a partir de amanhã”, afirma.

Constância Maria Vieira, integrante do setor de Formação Cristã do Colégio Diocesano Infantil, explica que na segunda-feira será com a equipe técnica, terça e quarta-feira com colaboradores dos serviços gerais, quinta-feira é o dia da recepção e secretaria e na sexta-feira alguns professores de área. ”

Contemplar o processo de conversão de Inácio, diz padre Pedro Vicente, é um convite a repensar a própria vida "A questionar-se, ou seja, como a jornada do peregrino de Cristo me inspira? Por que me sinto tocado pela história de um santo que viveu no século XVI? As respostas são muitas e brotam de diferentes realidades", ressalta.