Cuidados com a saúde das crianças nas férias

10/07/2019 08:42:00 - Atualizada em 11/07/2019 07:51:58 - Por Ana Carolina Dias

Com a chegada das férias a rotina das crianças mudam, seja na alimentação ou no tempo em que passam expostas nas atividades ao ar livre. Para ajuda-los a prevenir contratempos, selecionamos alguns cuidados que são necessários nesta época em que problemas como insolação e desidratação podem atrapalhar os dias de diversão dos pequenos.

Exposição solar: A criança deve evitar o sol entre 10 e 16 horas, e sempre usar protetor, que precisa ser passado meia hora antes da exposição solar. Repita o procedimento a cada duas horas. E não esqueça: dias nublados também merecem proteção. Chapéus e bonés devem fazer parte do kit.

Picadas de insetos: São muito comuns no verão. Atenção aos cuidados com as crianças, principalmente por volta das 16 horas. Bons recursos para evitá-los são repelentes elétricos e aqueles específicos para passar na pele da criança. Só verifique antes com o pediatra se o seu filho pode usar.

Hidratação: Não espere seu filho pedir líquidos. Ofereça regularmente sucos, chás, água de coco. “Quando a criança pede água, em geral, é sinal de que algo não está bem”, diz Jorge Huberman, neonatologista e pediatra do Hospital Albert Einstein (SP) (revista crescer).

Alimentação: devem ser evitados para as crianças frituras, gorduras e oferecer mais legumes, grelhados e frutas, em especial aquelas hidratantes, como melancia, melão, Pêra, maçã.

Seguem algumas dicas para manter uma alimentação saudável sem prejudicar a férias.

· Sempre ofereça líquidos: água, água de coco, sucos naturais, que repõem vitaminas e sais minerais perdidos na transpiração;

· Evite que seu filho beba refrigerante e outras bebidas gaseificadas, pois elas favorecem a desidratação e a eliminação de sais minerais pela urina;

· Prefira as comidas feitas em casa, mas se durante o passeio resolver comer fora, evite frituras e comidas muito gordurosas;

· Evite alimentos processados, enlatados, congelados e condimentados;

· Muita atenção com os alimentos preparados em barraquinhas na praia ou em lanchonetes móveis, pois os alimentos podem ficar expostos ao sol e estragarem com maior rapidez;

· Evite comidas que contenham muito sal, pois o sal retém líquido;

· Ofereça a seu filho um café da manhã completo;

· No almoço e jantar prefira um cardápio mais leve, com verduras, legumes, assados ou grelhados e refogados que garantem uma digestão fácil e maior disposição, não se esquecendo dos alimentos que nos dão energia (massas, arroz, feijão, batatas, etc.);

· Frutas ricas em água, como melancia, melão, tangerina, laranja e abacaxi são ótimas para hidratar e repor vitaminas e sais minerais, sejam in natura ou na forma de sucos;

· Ofereça a seu filho lanches leves de duas em duas horas;

· Salgadinhos, balas, sorvetes, chocolates e outras guloseimas devem ser consumidos sem exageros, pois seu consumo exagerado faz com que as crianças engordem demais no período de férias;

São pequenos cuidados que podem virar hábitos para um cotidiano melhor! Com calma e entendendo a individualidade de cada criança.

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