Nosso fazer pedagógico

Para garantir o cumprimento de sua missão e a formação integral de nossos estudantes (cognitiva, socioemocional e espiritual religiosa), o colégio conta com 5 equipes multiprofissionais, compostas, cada uma, por 1 Coordenador Pedagógico, 2 Auxiliares de Coordenação, 1 Psicólogo Educacional e 1 Pastoralista. Cada equipe atua junto aos professores, estudantes e famílias de seus respectivos segmentos (2º e 3º anos, 4º ao 6º ano e 7º ao 9º ano do ensino fundamental; 1ª e 2ª séries e 3ª série do ensino médio), de modo a garantir o acompanhamento próximo e frequente dos processos pedagógicos e o cuidado com as pessoas (Cura Personalis). Liderados pela Diretoria Acadêmica do Colégio, cada serviço tem como missão:

Serviço de Psicologia Educacional
(Psicólogos e Psicopedagogos)

Atender, de forma individualizada e coletiva, os estudantes e as famílias, em suas necessidades de orientação e acompanhamento, a fim de assegurar as intervenções necessárias ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional de cada estudante.

Serviço de pedagogia

Assegurar um acompanhamento efetivo dos processos de ensino e resultados de aprendizagem e um melhor atendimento e apoio aos estudantes, famílias e professores.

Formação Cristã

Desenvolver ações de formação espiritual-religiosa para os estudantes e suas famílias, como encontros de formação espiritual e preparação para os sacramentos de iniciação cristã, e realizar atendimento e acompanhamento individualizado de apoio espiritual a estudantes, familiares, professores e demais colaboradores do colégio.

O processo de ensino e aprendizagem

O Projeto Educativo do Colégio Diocesano, de base humanista, é fundamentado nos conceitos da educação jesuítica, pautado na Formação Integral de Excelência (cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa) e nos desafios atuais da sociedade brasileira e mundial. Nesse processo, o sistema de avaliação assegura o acompanhamento da aprendizagem do estudante para que se torne apto ao exercício pleno da cidadania e ao sucesso acadêmico e profissional almejado.

Palestras com profissionais e ex-alunos da instituição, visitas a instituições de ensino superior, além de um atendimento personalizado do Serviço de Orientação Educacional, permitem que a escolha da profissão seja uma experiência gratificante.

Por meio de serviços de apoio pedagógico, monitoria e atendimento educacional especializado, asseguramos a todos os estudantes as condições favoráveis ao desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Serviço de convivência escolar

O clima institucional de um colégio jesuíta constrói-se a partir do que chamamos “modo de proceder” e observa-se cotidianamente na convivência e na interação entre os diversos membros da comunidade. O Serviço de Convivência Escolar trabalha para assegurar a boa convivência no ambiente da escola, colaborando nas relações interpessoais entre estudantes, famílias, docentes e demais colaboradores.

Quando cuido de você,
cuido do mundo